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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Débora Lúcia Andrade de-
dc.date.available2022-09-02-
dc.date.available2022-09-09T13:26:55Z-
dc.date.issued2021-12-30-
dc.identifier.citationSÁ, Débora Lúcia Andrade de.Produção de um manual de aulas práticas e atividades lúdicas como estratégia para o ensino de ciências naturais e biologia. 2021. 101f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4154-
dc.description.abstractDidactic materials are fundamental tools for the teaching and learning process and the didactic game together with practical activities are characterized as an important and viable alternative to assist in such processes by favoring the construction of knowledge for the student. The proposal developed in this research aimed to produce a manual of practical classes and playful activities for the Teaching of Natural Sciences and Biology as a didactic-pedagogical resource for the promotion of teaching and learning in the area. The research methodology has a qualitative character and was used as instruments for data collection, literature review and selection of scripts for practical classes and recreational activities. The selection of scripts was carried out from materials produced by academics from the Biological Sciences course who take the Supervised Internship III and Supervised Internship IV disciplines and residents of the Pedagogical Residency Program who are working in Biology teaching in High School. Scripts for practical classes and/or recreational activities were selected for Natural Sciences from 6th to 9th grades and Biology (1st to 3rd grade) of high school. The practical class scripts and playful activities were organized in a manual by the researcher. The didactic material produced in the research will be available to Biology and Natural Science teachers and can be used in interactive practical classes that promote meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAulas Práticaspt_BR
dc.subjectAtividades Lúdicaspt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.titleProdução de um manual de aulas práticas e atividades lúdicas como estratégia para o ensino de ciências naturais e biologiapt_BR
dc.title.alternativeProduction of a manual of practical classes and recreational activities as a strategy for teaching natural sciences and biologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T13:26:55Z-
dc.creator.ID037530402-90pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Naímy Farias de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.description.resumoOs materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem e o jogo didático em conjunto com as atividades práticas caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. A proposta desenvolvida nesta pesquisa teve por objetivo produzir um manual de aulas práticas e atividades lúdicas para o Ensino de Ciências Naturais e Biologia como recurso didático-pedagógico para a promoção do ensino e aprendizagem na área. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo e usou-se como instrumentos para a coleta de dados revisão bibliográfica e seleção de roteiros de aulas práticas e atividades lúdicas. A seleção dos roteiros foi realizada a partir dos materiais produzidos pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas que fazem as disciplinas de Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV e residentes do Programa de Residência Pedagógica que estão atuando no ensino de Biologia no Ensino Médio. Foram selecionados roteiros de aulas práticas e/ou atividades lúdicas para Ciências Naturais do 6º ao 9º anos e Biologia (1º ao 3º ano) do Ensino Médio. Os roteiros de aula prática e atividades lúdicas foram organizados em um manual pela pesquisadora. O material didático produzido na pesquisa ficará disponível para professores de Biologia e Ciências Naturais podendo ser utilizados em aulas práticas interativas e promotoras de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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