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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Eliandra Araújo-
dc.date.available2022-08-30-
dc.date.available2022-08-31T15:54:23Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationSOUZA,Eliandra Araújo. Aprendizagem significativa em botânica: um estudo com alunos do ensino médio envolvendo o tema briófitas. 2021. 82f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4145-
dc.description.abstractThis TCC aimed to apply a didactic sequence in the Teaching of Botany on the theme Bryophytes with students in the 3rd year of high school in a public school located in the rural area of Parintins-AM. Initially, a questionnaire was applied to identify the students' prior knowledge about Bryophytes based on their significant learning in and their familiarity with the topic. Afterwards, the didactic sequence was applied in 5 steps: Field class, where students could observe the Bryophytes in their natural habitat, analyzing their characteristics and ecological relationships in the environment, as well as their importance to nature. Exsiccate Production, where students prepare the samples that were preserved in envelopes and learned in practice the purpose and assembly of exsiccates. Text production, in the classroom, students were instructed to produce a text of their impressions about the field class. Guidance on concept maps, at this stage the students had a class on how to build concept maps, their structure and presentation of general and specific concepts and finally Concept Map Production, the students built concept maps on the subject Bryophytes, to verify which concepts were learned by the students and if the field class contributed to a Meaningful Learning. With the analysis of the collected data, it was considered that the didactic sequence contributed significantly to the Teaching of Botany. It is concluded that the students demonstrated new concepts and refuted misconceptions that were verified by the answers in the questionnaires.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectEnsino de Briófitaspt_BR
dc.titleAprendizagem significativa em botânica: um estudo com alunos do ensino médio envolvendo o tema briófitaspt_BR
dc.title.alternativeSignificant learning in botany: a study with high school students involving the theme bryophytespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T15:54:23Z-
dc.creator.ID027186892-93pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Nayme Farias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Denilson Diniz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3069772994964210pt_BR
dc.description.resumoEste TCC teve por objetivo aplicar uma sequência didática no Ensino de Botânica sobre o tema Briófitas com alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública localizada na zona rural de Parintins-AM. Inicialmente houve a aplicação de um questionário para identificarmos os conhecimentos prévios dos alunos sobre Briófitas a partir da aprendizagem significativa em e sua familiaridade com o tema. Após aplicou-se a sequência didática em 5 etapas: Aula de campo, onde os alunos puderam observar as Briófitas em seu habitat natural, analisando suas características e relações ecológicas no ambiente, assim como sua importância para a natureza. Produção de Exsicatas, onde os alunos preparam as amostras que foram conservadas em envelopes e aprenderam na pratica o objetivo e montagem de exsicatas. Produção de texto, em sala de aula os alunos foram orientados a produzirem um texto de suas impressões sobre a aula de campo. Orientação sobre mapas conceituais, nesta etapa os alunos tiveram uma aula sobre como construir mapas conceituais, sua estrutura e apresentação de conceitos gerais e específicos e por fim Produção de Mapas Conceituais, os alunos construíram mapas de conceitos sobre o tema Briófitas, para verificarmos quais conceitos foram aprendidos pelos alunos e se a aula de campo contribuiu para uma Aprendizagem Significativa. Com a análise dos dados coletados considerou-se que a sequência didática contribuiu de forma significativa para o Ensino de Botânica. Conclui-se que os alunos demonstraram conceitos novos e refutaram concepções errôneas que foram verificadas pelas respostas nos questionários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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