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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBeltrão, Enolle Butel-
dc.date.available2022-08-30-
dc.date.available2022-08-31T15:52:09Z-
dc.date.issued2021-12-30-
dc.identifier.citationBELTRÃO, Enolle Butel. As histórias em quadrinhos (hq’s) como proposta para o ensino da entomologia aquática. 2021. 51f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4144-
dc.description.abstractComics (comic books) appeared for the first time in newspapers and, over time, they gained more and more coverage and admirers (MENDONÇA, 2007). Comics can arouse the interest of children and teenagers in the most diverse themes and areas of knowledge. Therefore, the objective of this work was to investigate the influence of the use of comic books for the learning of scientific concepts about aquatic insects in Basic Education. The methodology used was qualitative research. The instruments for data collection in the research were: literature review and production of a folder containing a comic book for the teaching of zoology. We produced a booklet on aquatic entomology entitled “The adventures in Insetópolis”, showing the importance of these beings. With the development of the research, we could observe that comic books are important didactic resources for the teaching and learning process of aquatic entomology for Basic Education students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEntomologia Aquáticapt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.titleAs histórias em quadrinhos (hq’s) como proposta para o ensino da entomologia aquáticapt_BR
dc.title.alternativeComic books (comics) as a proposal for teaching aquatic entomologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T15:52:09Z-
dc.creator.ID023957142-83pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adailton Moreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899572378161625pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Naímy Farias de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.description.resumoAs histórias em quadrinhos (HQs) manifestaram-se pela primeira vez em jornais e, com o passar do tempo, foram ganhando cada vez mais abrangência e admiradores (MENDONÇA, 2007). As HQs podem despertar o interesse de crianças e adolescentes pelos mais diversos temas e áreas do conhecimento. Portanto, o objetivo deste trabalho foi produzir um material didático-pedagógico para o ensino e a aprendizagem da entomologia aquática na Educação Básica. A metodologia utilizada foi pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos para coleta de dados na pesquisa foram revisão bibliográfica e produção de um folder contendo uma história em quadrinhos para o ensino de zoologia. Produzimos uma cartilha sobre a entomologia aquática intitulada “As aventuras em Insetópolis”, mostrando a importância desses animais. Com o desenvolvimento da pesquisa pudemos observar que as histórias em quadrinhos são recursos didáticos importantes para o processo de ensino e aprendizagem da entomologia aquática dos alunos da Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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