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Título: Nível da produção cientifica na pós-graduação sobre atendimento pré-hospitalar móvel
Título(s) alternativo(s): Level of scientific production in postgraduate studies on mobile pre-hospital care
Autor(es): Silva, Ingrid Matias da
Orientador(es): Torrente , Gisele
Palavras-chave: Serviços Médicos de Emergência;Bibliometria;Enfermagem em Emergência
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Objetivo: delinear um panorama sobre a produção científica no Brasil de pós-graduação na modalidade stricto sensu sobre o atendimento pré-hospitalar móvel utilizando indicadores bibliométricos. Método: estudo quantitativo, descritivo, empregando o método da bibliometria utilizando o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) como base de dados para busca. Foram selecionados 23 teses e dissertações que se encaixaram nos critérios de inclusão determinados, analisados de forma descritiva quanto ao ano de publicação, instituição de ensino, região geográfica, nível (mestrado, mestrado profissional ou doutorado), área do conhecimento, tipo de estudo e nível da evidência produzida, utilizando nesta última categoria a classificação do nível de evidência segundo o tipo de delineamento metodológico do Instituto Joanna Briggs. Resultados: em 2014 identificamos a maior quantidade de publicações sobre o tema. A região Sul detém o maio quantitativo de estudos produzidos (oito), e a Universidade Federal de Minas Gerais com quatro publicações é a instituição que mais presente no cenário investigado. O mestrado com 60, 87% é o nível de estudos com o maior número de produções e a Enfermagem com 74% é a área do conhecimento com mais publicações sobre o atendimento pré-hospitalar móvel. Onze estudos quantitativos representaram a maior parte da amostra com 47,83%, destes, todos eram estudos descritivos com a evidência produzida classificada no nível IV de acordo com o tipo de estudo. Conclusão: a 5 produção científica no âmbito da pós-graduação stricto sensu sofreu uma queda nos últimos três anos e as evidências produzidas não representam o padrão-ouro na ciência para sua utilização na prática profissional
Abstract: Objective: to outline an overview of postgraduate scientific production in Brazil in the stricto sensu modality on mobile pre-hospital care using bibliometric indicators. Method: quantitative, descriptive study, using the bibliometrics method using the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination of Higher Education Personnel (Capes) as a database for search. 23 theses and dissertations were selected that fit the criteria for certain inclusions, analyzed in a descriptive way regarding the year of publication, educational institution, geographic region, level (master's, professional master's or doctorate), area of ​​knowledge, type of study and level of evidence produced, using in this last category the classification of the level of evidence according to the type of methodological design of the Joanna Briggs Institute. Results: in 2014 we identified the largest number of publications on the topic. The southern region holds the number of studies produced (eight), and the Federal University of Minas Gerais with four publications is the institution that is most present in the investigated scenario. The master's degree with 60.87% is the level of studies with the highest number of productions and the Nursing with 74% is the area of ​​knowledge with the most publications on the mobile pre-hospital care. Eleven quantitative studies represented the largest part of the sample with 47.83%, of these, all were descriptive studies with evidence produced classified at level IV according to the type of study. Conclusion: the 5 scientific production in the scope of stricto sensu postgraduate studies has suffered a drop in last three years and the evidence produced does not represent the gold standard in science for use in professional practice
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4128
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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