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Título: Características do acolhimento da demanda espontânea em uma unidade estratégia saúde da família em Belém do Pará: estudo quali-quantitativo
Título(s) alternativo(s): Characteristics of welcoming spontaneous demand in a family health strategy unit in Belém do Pará: quali-quantitative study
Autor(es): Tamargo, Roberto José Falcón
Orientador(es): Monteiro, Ângela Xavier
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde;Acolhimento;Acesso aos Serviços de Saúde;Primary Health Care;host
Data do documento: 26-Out-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O acolhimento à demanda espontânea na Atenção Primaria de Saúde (APS) representa um im-portante momento no funcionamento do trabalho realizado pelas equipes de saúde da família. O desenvolvimento de um processo de acolhimento humanizado, qualificado e resolutivo de todas as demandas de saúde da população que procura os serviços da atenção básica representa a garantia dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada unidade de saúde apresenta especificidades que devem ser conhecidas e avaliadas para implementar um adequado processo de acolhimento. O objetivodeste estudo é analisaro processo de acolhimento da de-manda espontânea na unidade estratégia saúde da família Tenoné 1 em Belém do Pará. Meto-dologia: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, o qual utilizouo método qualitativo e quantitativo para coleta e análise dos dados, que permitirão identificar como se dá o processo de acolhimento da demanda espontânea dos usuários que procuram a unidade de estratégia saúde da família, com a participação dos trabalhadores. Os resultadosdo estudo mos-tram as principais características do acolhimento à demanda espontânea na ESF, entre elas es-tão:quase metade são de fora da área de abrangência o qual poderia sobrecarregar o trabalho da equipe da ESF; quanto ao sexo,foram as mulheres as que mais procuram atendimento; no horário da manhã aconteceu a maior porcentagem dos atendimentos; foi o profissional médico que realizou maior número de atendimento e no que se refere aos componentes do atendimento que caracterizaram à demanda espontânea, predominaram as queixas e sintomas (CDA-1), re-sultados de exames (CDA-4), acompanhamento e outros motivos de consulta (CDA-6) e com muito baixa expressão do componente procedimentos diagnósticos e preventivos (CDA-2). Fo-ram identificadas limitações e diferenças na perceção de cada um dos trabalhadores no signifi-cado de acolhimento, ficouevidente a existência de falta de conhecimento ou o despreparo, no que tange ao tema do acolhimento às necessidades de saúde nas unidades da APS/AB, neste sentido, o conhecimento dos participantes sobre este tema é empírico, guiado pela dinâmica de trabalho centrada na doença e a influência do modelo tradicional de atuação médico he-gemônico. A partir da análise dos resultados verificou-se a necessidade de implementar estra-tégias para a reorganização do acolhimento aos usuários e atendimentos com o envolvimento dos trabalhadores da unidade, e assim fortalecer os princípios que norteiam o SUS
Abstract: The acceptance of spontaneous demand in Primary Health Care (PHC) represents an important moment in the functioning of the work carried out by the family health teams. The development of a process of humanized, qualified and resolving all the health demands of the population that seeks primary care services represents the guarantee of the rights of users of the Unified Health System (SUS). Each health unit has specificities that must be known and evaluated to imple-ment an adequatereception process. The aim of this study is to analyzethe process of welco-ming spontaneous demand in the Tenoné 1 family health strategy unit in Belém do Pará. Me-thodology: This is a cross-sectional, observational and descriptive study, which used the quali-tative and quantitative method for data collection and analysis, which will allow us to identify how the process of welcoming the spontaneous demand of users who seek the family health strategy unit takes place, with the participation of workers. Youstudy results show thehe main characteristics of welcoming spontaneous demand in the ESF, among them are: almost half are from outside the coverage area, which could overload the work of the ESF team; regarding gender, women were the ones who most sought care; in the morning, the highest percentage of consultations took place; it was the medical professional who performed the greatest number of care and with regard to the components of care that characterized spontaneous demand, com-plaints and symptoms predominated (CDA-1), test results (CDA-4), follow-up and other reas-ons for consultation (CDA-6) and with very low expression of the diagnostic and preventive procedures component (CDA-2). Limitations and differences were identified in the perception of each worker in the meaning of welcoming, it wasThe existence of a lack of knowledge or unpreparedness is evident, with regard to the theme of welcoming health needs in the PHC units/AB, in this sense, the knowledge of the participants on this topic is empirical, guided by the dynamics of work centered on the disease and the influence of the traditional hegemonic model of medical practice. From the analysis of the results, it was verified the need to imple-ment strategies to reorganize the reception of users and care with the involvement of the unit's workers, and thus strengthen the principles that guide the SUS
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4108
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PGSS - Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família



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