DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Alice Rodrigues-
dc.date.available2022-07-29-
dc.date.available2022-08-11T16:38:45Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Alice Rodrigues. A Orquestra da Real Câmara no Brasil (1808-1830). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4106-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to bring information about the activity of the Orquestra da Real Câmara in Rio de Janeiro, reporting since its formation with the arrival of the Portuguese Royal Family in Brazil, organization and participation in the musical activity of the city. Due to the scarcity of organized sources and documents about this entity, this research is a collection of information contained in books, newspapers, notes by the researcher Cleofe Person de Mattos, and bibliography about musical life in Brazil from 1808 to 1830, organized under topics . The historical events that contributed to the orchestra formation are presented; identification of the orchestra members and some of their functions; types of events in which the orchestra participated, involving court chamber music, public celebrations, religious ceremonies, operas, amongst others; and some of the records about the performed repertoire, enriching the perspective on orchestral musical practices in this period.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicologiapt_BR
dc.subjectHistória da Música brasileirapt_BR
dc.subjectOrquestra da Real Câmarapt_BR
dc.subjectReal Capelapt_BR
dc.subjectMúsica no Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMusicologypt_BR
dc.subjectBrazilian Music Historypt_BR
dc.subjectMusic in Rio de Janeiropt_BR
dc.titleA Orquestra da Real Câmara no Brasil (1808-1830)pt_BR
dc.title.alternativeThe Royal Chamber Orchestra in Brazil (1808-1830)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T16:38:45Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa , Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa , Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Trilha Neto, Mario Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791261326700184pt_BR
dc.contributor.referee3Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5678556425696453pt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz informações sobre a atividade da Orquestra da Real Câmara no Rio de Janeiro, contando desde sua formação com a chegada da Família Real portuguesa no Brasil, sua organização e sua participação na atividade musical da cidade. Devido à escassez de fontes organizadas e documentos a respeito desta entidade, foi realizado um cotejo de informações contidas em livros, jornais, anotações da estudiosa Cleofe Person de Mattos, e bibliografia sobre a vida musical no Brasil no período de 1808 a 1830, organizando-as em tópicos. São trazidos os eventos históricos que contribuíram para a formação da orquestra; identificação dos integrantes da orquestra e algumas de suas funções; tipos de eventos dos quais a orquestra participava, envolvendo música de câmara na corte, comemorações públicas, cerimônias religiosas, óperas, entre outros; e alguns dos registros sobre repertórios apresentados, enriquecendo a perspectiva sobre as práticas musicais orquestrais neste período.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesACERVO CLEOFE PERSON DE MATTOS. Rio de Janeiro: músicos e famílias de músicos do Rio de Janeiro, de B a V. Disponível em: < http://www.acpm.com.br/CPM_65-18-01.htm> . Acesso em: 3 de out. 2021 ACERVO CLEOFE PERSON DE MATTOS. Rio de Janeiro: Real Câmara, Real Capela, contratação de músicos, pagamentos. Disponível em: < http://www.acpm.com.br/CPM_70-09-01.htm> . Acesso em: 2 de out. 2021 ACERVO CLEOFE PERSON DE MATTOS. Rio de Janeiro: Real Câmara. Disponível em: <http://www.acpm.com.br/CPM_48-04-01.htm> . Acesso em: 1 de dez. 2017 Almanach do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1816 a 1827 ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo, 1808-1865: uma fase do passado musical do Rio de Janeiro à luz de novos documentos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, V.I e V.II, 1967 CARDOSO, Lino de Almeida. O Som Social: Música, poder e sociedade no Brasil (Rio de Janeiro, séculos XVIII E XIX). Edição do autor. São Paulo, 2011 CAVALCANTI, Nireu. O Rio de Janeiro setecentista: A vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da corte. Zahar, 2004 Collecção das Leis do Brazil de 1808. Rio de Janeiro, Typographia Nacional, 1891 CRANMER, David. 2019. José Maurício e Marcos Portugal: uma falsa polarização num contexto com múltiplos protagonistas. Per Musi no. 39, Padre José Maurício: 1-12. e193910. DOI 10.35699/2317-6377.2019.14685 CUNHA, Alcingstone de Oliveira. The portuguese royal court and the patronage of Sacred music in Rio de Janeiro, 1808-1821. Tese de Doutorado. Fort Worth, Texas, Southwestern Baptist Theological Seminary, 1998 Diário do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1821 a 1858. FERNANDES, Cybele Vidal Neto. Festas reais em Portugal e no Brasil Colônia: organização, sentido, função social. Arte & ensaios, Revista do PPGA/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 23, nov. 2011. FONTES, Silvia Drumond Silva. A Corte Portuguesa no Brasil. 2006 Gazeta do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1809 a 1822. Idade D' Ouro Do Brazil. Bahia, 1811 a 1823. Imperio do Brasil: Diario Fluminense. Rio de Janeiro, 1825 a 1831. KIEFER, Bruno. História da música brasileira, dos primórdios ao início do séc. XX. Porto Alegre: Movimento, 1977 MATTOS, Cleofe Person de. José Maurício Nunes Garcia, biografia. Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 1997 MONTEIRO, Maria do Amparo Carvas. A corte emigrada: tessitura das relações e a dinâmica dos acontecimentos. Anais do X Fórum de Pesquisa em Arte, ArtEmbap. Curitiba, 2013 PACHECO, Alberto José Vieira. Cantoria Joanina: a prática vocal carioca sob influência da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses. 775f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2007. SCHERPEREEL, Joseph. A Orquestra e os Instrumentos da Real Câmara de Lisboa de 1764 a 1834. Lisboa: FCG, 1985 SPITZER, John; ZASLAW, Neal. The Birth of the Orchestra: History of an Institution, 1650-1815. Oxford/New York. Oxford University Press, 2004pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Orquestra da Real Câmara no Brasil (1808-1830).pdfArquivo principal.289,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de Aprovação.pdfAnexo 1.96,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.