DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Mirian Chaves de-
dc.date.available2022-07-28-
dc.date.available2022-08-11T16:37:41Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mirian Chaves de. Joaquina Maria Conceição Lapa: mulher, mestiça e artista no Brasil colonial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4104-
dc.description.abstractThe present work presents the singer Joaquina Maria Conceição Lapa, an active singer in colonial Brazil and the first lyrical singer to have international prestige. Through this study, we seek to contextualize the role of women and their behavior, the mulatto presence and women performers in the Brazilian colonial period. As far as artistic practice is concerned, Brazil was in contrast to Portugal in terms of the taste of the castrati, which leads us to believe in the importance of this singer, as she performed in Portugal and at court festivities. Lapinha was a coloratura soprano, and her technical vocal mastery allowed her to perform virtuosic works composed by José Maurício Nunes Garcia: Coro in 1808; the drama O Triunfo da América (1809) and the heroic drama Ulissea (1809).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectJoaquina Lapinhapt_BR
dc.subjectCantoras mestiçaspt_BR
dc.subjectSoprano coloraturapt_BR
dc.subjectMusicologia histórica e socialpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectMulatto singerspt_BR
dc.subjectHistorical and social musicologypt_BR
dc.titleJoaquina Maria Conceição Lapa: mulher, mestiça e artista no Brasil colonialpt_BR
dc.title.alternativeJoaquina Maria Conceição Lapa: woman, mulatto and artist in colonial Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T16:37:41Z-
dc.contributor.advisor1Trilha Neto, Mário Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791261326700184pt_BR
dc.contributor.referee1Trilha Neto, Mário Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791261326700184pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa , Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1317494753820406pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a cantora Joaquina Maria Conceição Lapa, cantora atuante no Brasil colonial e a primeira cantora lírica a ter prestígio internacional. Por meio deste estudo, buscamos contextualizar papel da mulher e seu comportamento, a presença mestiça e mulheres atuantes no período colonial brasileiro. Quanto a prática artística, o Brasil apresentava um contraste em relação a Portugal pelo gosto dos castrati, nos levando a crer sobre a importância desta cantora, ao se apresentar em Portugal e em festividades da corte. Lapinha era soprano coloratura, e seu domínio técnico vocal, lhe permitiu executar obras virtuosísticas compostas pelo Padre José Maurício Nunes Garcia: Coro em 1808; o drama O Triunfo da América (1809) e o drama heróico Ulissea (1809).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, 2v. BITTENCOURT-SAMPAIO, Sérgio. Negras Líricas: Duas intérpretes negras brasileiras na música de concerto (séc.XVIII-XX). Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. ___________________________. Negras Líricas: Duas intérpretes negras brasileiras na música de concerto (séc.XVIII-XX). 2 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. CARDOSO, André. A música na corte de D. João VI, 1808-1821. São Paulo: Martins, 2008. CHORON, Alexandre; FAYOLLE, Francois. Dictionnaire historique des musiciens, artistes et amateur, morts ou vivans. Paris: 1817. COSTA, Ana Paula Pereira da. Mobilidade, compadrio e clientela no Antigo Regime: interações entre escravas, forras e elites na Comarca de Vila Rica, século XVIII. Revista do Programa de Pós-Gradução em História, v. 26. Rio Grande do Sul: Anos 90, 2019. DEL PRIORE, Mary. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidade e mentalidades no Brasil Colônia. São Paulo: Ed. UNESP, 2009. DIAS, José da Silva. Teatros do Rio: do Século XVIII ao Século XX. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2012. FARIA, Sheila de Castro. Mulheres. In: VAINFAS, Ronaldo & NEVES, Lúcia Bastos Pereira das. Dicionário do Brasil Colonial (1500- 1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. GOMES, Laurentino. Escravidão: da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil, volume 2. 1 ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2021. LEEWVEN, Alexandra van. A cantora Joaquina Lapinha: Sua contribuição para o repertório de soprano coloratura no período colonial brasileiro. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. LEEWVEN, Alexandra van; HORA, Edmundo. Joaquina Maria da Conceição da Lapa [LAPINHA]. Dicionário Bibliográfico Caravelas do CESEM / NOVA FCSH, 2012. MATTOS, Cleofe Person de. José Maurício Nunes Garcia: Biografia. Rio de Janeiro, 1997. NASCIMENTO, Jéssica Cisne do. Feminismo, Ativismo e Música. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará. Sobral, 2018. PACHECO, Alberto. O canto antigo italiano: uma análise comparativa dos tratados de canto de Píer Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. Garcia. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2006. PACHECO, José Alberto Vieira. Castrati e outros virtuoses: A prática vocal carioca sob a influência da Corte de D. João VI. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2009. PACHECO, Alberto José Vieira. Música Profana ocasional e poder no Império Luso-Brasileiro. In: CLAVES, Pós-Graduação em Música UFPB, n.7, João Pessoa, 2009. PADILHA, Milena Fioravante. Reflexões sobre as vivências das cantoras líricas negras no Brasil. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2020. PEDRO, Joana Maria; PINSKY, Carla Bassanezi. Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. SANTOS, Antonio Carlos dos. Os Músicos Negros-Escravos da Real Fazenda de Santa Cruz no Rio de Janeiro (1808-1832). Dissertação (Mestrado em Ciências e Letras) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 1998. ________________________ O timbre feminino e negro da música antiga brasileira (séc. XIX). In: ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA, 5., 19-21 jul. 2002, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora, MG: Centro Cultural Pró-música, 2004. P. 342-352. SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Vida privada e quotidiano no Brasil na época de D. Maria I e D. João VI. 2 ed. Lisboa. Referência/Stampa, 1993. SOUZA, José Galante de. O teatro no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1960. TINHORÃO, José Ramos. Os sons dos negros no Brasil: Cantos, danças, Folguedos: Origens. 3ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2012. VACCARI, Pedro Razzante. O Pe. José Maurício Nunes Garcia e o mulatismo musical: embranquecimento histórico? In: Revista Música – Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, v. 18, n.1, 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joaquina Maria Conceição Lapa mulher, mestiça e artista no Brasil colonial.pdfArquivo principal.4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de Aprovação.pdfAnexo 1.64,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.