DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Helyandro Pinto da-
dc.date.available2022-07-28-
dc.date.available2022-08-10T16:27:32Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationSILVA, Helyandro Pinto da. O teatro de formas animadas no aprendizado do ensino para crianças e adolescentes com dificuldade de ler e escrever. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4097-
dc.description.abstractThe work was elaborated through an educational process for elementary school I, together with the use of methodologies through the language of the theater of animated forms and animation. It arose from the desire to carry out experiences with education in teaching and learning, with the objective of passing on to the student playful activities for the learning of children and adolescents with reading and writing difficulties. The puppet theater is an immense imaginative universe, it encompasses multiple teaching methodologies, through its vast content: puppet theater, objects, shadows, masks and shapes. So, in this line, I developed my supervised internship, which was extremely important along with my process of knowledge and experiments, where I was able to develop my research. In this way, with the animated form theater I was able to contribute and promote a mobility of interaction and learning with the problem in question, strengthening the school as an agent of socialization. During the course, it was possible to creatively and playfully elaborate teaching and learning for reading and writing using the theater of animated forms, creation of varied characters, drawings, theatrical games, motor activities and so on. Enhancing physical and mental interaction between students, so that they can develop work with language and writing with playful elements, telling stories along with dramatization and acting that the theater of animated forms provides.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro de formas animadaspt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectAnimated forms theaterpt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectInteractivitypt_BR
dc.titleO teatro de formas animadas no aprendizado do ensino para crianças e adolescentes com dificuldade de ler e escreverpt_BR
dc.title.alternativeThe theater of animated forms in the learning of teaching for children and adolescents with reading and writing difficultiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T16:27:32Z-
dc.contributor.advisor1Bordin , Vanessa Benites-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee1Bordin , Vanessa Benites-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.description.resumoO trabalho foi elaborado através de um processo educacional para o ensino fundamental I, junto a utilização de metodologias através da linguagem do teatro de formas animadas e animação. Surgiu do desejo em realizar experiências junto a educação no ensino aprendizagem, com o objetivo de passar para o aluno atividades lúdicas para o aprendizado de crianças e adolescentes com dificuldade na leitura e escrita. O teatro de formas animadas é um imenso universo imaginativo, engloba múltiplas metodologias de ensino, por meio do vasto conteúdo: o teatro de bonecos, objetos, sombras, máscaras e formas. Assim, nessa linha, desenvolvi meu estágio supervisionado, o que foi de extrema importância junto ao meu processo de conhecimento e experimentos, onde pude elaborar minha pesquisa. Deste modo, com o teatro de formas animadas pude contribuir e promover uma mobilidade de interação e aprendizado com a problemática em questão, fortalecendo a escola como agente de socialização. Durante o percurso foi possível elaborar de forma criativa e lúdica o ensino e aprendizado para leitura e escrita utilizando o teatro de formas animadas, criação de personagens variados, desenhos, jogos teatrais, atividades motoras e etc. Potencializando uma interação física e mental entre os alunos, para que possam desenvolver o trabalho com linguagem e escrita com elementos lúdicos, contando histórias junto a dramatização e atuação que o teatro de formas animadas proporciona.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Ana Maria - Teatro de Formas Animadas: máscara, bonecos, objetos - 1991 AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos / Ana Maria Amaral. – 3ª ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. – págs. 71 -170. BOAL, Augusto - 200 exercícios e jogos-1974 . BROCHADO, Izabela Costa. Com colaboração de: MARTINS, Fernando. A e Silva, Paloma A. da. Módulo 20: Laboratório de Teatro 4 – Laboratório de Formas Animadas. Brasília: LGE Editora, 2009. DESGRANGES, FIávio A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo o/Flávio Desgranges. - São Paulo: Editora Hucitec : Ediçõ es Mandacaru , 2006. DESGRANGES, Flávio – Quando o Teatro Educação Ocupam o mesmo Lugar no Espaço - 2013 FONTANA, Gerson - Mecanismo para Bonecos como Dramaturgia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura), 2002. JUPIASSU, Ricardo - Metodologia do Ensino de Teatro- 2001. KOUDELA, Ingrid – Texto e Jogo – 1996, Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2012. MÓIN - MÓIN - Teatro de Sombras - Revistas e Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas - 2012. REVERBEL, Olga. Oficina de Teatro. Porto Alegre: Kuarup,1993. ROSENBERG, Sara - A arte de Criar e Contar Histórias com Marionetes. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin; tradução de Ingrid Dormien. ____________. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. ____________. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e ____________. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2012. Formas animadas, disponível em: https://formasanimadas.wordpress.com/mascaras/ acesso em 25 de maio de 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O teatro de formas animadas no aprendizado do ensino para crianças e adolescentes com dificuldade de ler e escrever.pdfArquivo principal.1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Aprovação.pdfAnexo 1.181,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.