DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Iogan Ariel Montefusco-
dc.date.available2022-07-28-
dc.date.available2022-08-10T16:24:14Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationMELO, Iogan Ariel Montefusco. No compasso da cena: estudos da dramaturgia melódica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4093-
dc.description.abstractThis article aims to raise reflections and record experience about scenic constructions through a musical bias, thinking about rhythm, time, timbre, silences and sounds, and how these concepts may or may not help us in scenic making. For that, I use as my research object the show Pacatuba, of my own authorship and that carries an ethnographic content for portraying the city in which I grew up through my memories and experiences there.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectTeatralidadept_BR
dc.subjectMusicalitypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectTheatricalitypt_BR
dc.titleNo compasso da cena: estudos da dramaturgia melódicapt_BR
dc.title.alternativeIn the beat of the scene: studies of melodic dramaturgypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T16:24:14Z-
dc.contributor.advisor1Castro, Jhon Weiner de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281050672522859pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Jhon Weiner de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281050672522859pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Jorge Bandeira do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5381366080272629pt_BR
dc.contributor.referee3Farias, Ismael Newton-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9462356300278601pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1509287600861894pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como intuito levantar reflexões e registrar vivência sobre as construções cênicas através de um viés musical, pensando ritmo, tempo, timbre, silêncios e sons, e como esses conceitos podem ou não nos auxiliar no fazer cênico. Para isso utilizo como meu objeto de pesquisa o espetáculo Pacatuba, de minha própria autoria e que carrega um teor etnográfico por retratar a cidade em que cresci através das minhas memórias e experiências lá vividas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBORTOLINI, Neide da Graça de Souza. Cadernos Musicais: Mambembe. 2013. Ouro Preto – MG: Ufop. BORTOLINI, Neide da Graça de Souza. Recriações: a trajetória do Mambembe – Música e teatro Itinerante. 2009. Ouro Preto – MG: Ufop. CABALLERO, Heana. Cenários Liminares: teatralidades, performances e política. 2011. Uberlândia – MG: Edufu. CAMARGO, Roberto Gill. Som e Cena. 2001. Sorocaba-SP: TCM. EPIFANIO, Lázaro. Vida Cultural, Arte Folclore, Lendas e Festas. Educ Historiando. Envira, 2010. Disponível em: http://joaepil.blogspot.com/?m=1 LAROSSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. 2004. Barcelona – Espanha: Educação e realidade. TATIT, Luiz. Elementos para a análise da canção popular. Vol 1, no 2, São Paulo, CASA 2003. SAMUELS, David W. Soundscapes: Toward a Sounded Anthropology. Annu.Rev.Anthropol. New York: Annual Reviews, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
No compasso da cena.pdfArquivo principal.1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação.pdfAnexo 1.352,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.