DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4092
Título: Movimento cênico: a preparação e expressividade do corpo do ator
Título(s) alternativo(s): Scenic movement: the preparation and expressiveness of the actor's body
Autor(es): Oliveira , José Eduardo Barbosa de
Orientador(es): Santos, Daniely Peinado dos
Palavras-chave: Movimento;Corpo;Expressividade;Experimentação;Movement;Body;Expressiveness;Experimentation
Data do documento: 30-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: OLIVEIRA, José Eduardo Barbosa de. Movimento cênico: a preparação e expressividade do corpo do ator. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência realizada no laboratório corporal criativo que buscou vivenciar possiblidades de preparação corporal, desenvolvendo a percepção, eixo corporal, equilíbrio, tônus muscular, movimentos cênicos e expressividade no corpo do artista da cena. A discussão parte da minha vivência artística como artista que pensa em deixar o corpo disponível para experimentações corporais físicas. Embasada na crítica de processos criativos (SALLES, 2007), a pesquisa se pauta na memória e vivência artística, no processo criativo Antes que eu morra (2021), além de relatos, entrevistas, trazendo os artistas Klauss Vianna (2005) e Lúcia Romano (2007) como teóricos principais. Como resultado, pude olhar a construção artística do processo e refletir escolhas dos elementos estéticos presentes.
Abstract: This work aims to describe the experience carried out in the creative body laboratory that sought to experience possibilities of body preparation, developing perception, body axis, balance, muscle tone, scenic movements and expressiveness in the scene artist's body. The discussion starts from my artistic experience as an artist who thinks about making the body available for physical bodily experiments. Based on the criticism of creative processes (SALLES, 2007), the research is based on memory and artistic experience, on the creative process Antes que eu morra (2021), in addition to reports, interviews, bringing the artists Klauss Vianna (2005) and Lúcia Romano (2007) as main theorists. As a result, I was able to look at the artistic construction of the process and reflect on the choices of the aesthetic elements present.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4092
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Movimento cênico.pdfArquivo principal.433,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação.pdfAnexo 1.46,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.