DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4090
Título: Teatro musical brasileiro: caminhos na formação de um saltimbanco professor
Título(s) alternativo(s): Brazilian musical theater: paths in the formation of a mummers teacher
Autor(es): Souza , José Francisco da Silva
Orientador(es): Santos, Eneila Almeida dos
Palavras-chave: Autoetnografia;Teatro Musical;Teatro na Comunidade;Ensino não-formal;Autoethnography;Musical theater;Theater in the Community;Non-formal teaching
Data do documento: 3-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, José Francisco da Silva. Teatro musical brasileiro: caminhos na formação de um saltimbanco professor. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade discutir a partir da teoria e da prática como a trajetória artística no campo das práticas cênicas contribuiu para minha formação docente. A pergunta que norteia o trabalho é: quais ressonâncias as experiências artísticas, vivenciadas com a obra Os saltimbancos, em diferentes etapas da minha vida, aportam para minha formação de professor-artista-pesquisador de teatro? Para se obter respostas à essa questão, estabeleço como objetivo geral desta pesquisa analisar as influências diretas, indiretas, dificuldades e aprendizados a partir de minhas experiências com o Teatro Musical, especificamente com a obra Os Saltimbancos e quais contribuições dessa trajetória na formação do professor-artista. Os objetivos específicos são: Identificar dificuldades e aprendizados nas minhas experiências com a obra, refletir sobre as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula que foram provenientes da minha trajetória enquanto artista e por último articular como as experiências vivenciadas colaboraram na minha formação de Professor Artista. Reflito acerca da pedagogia adotada por mim enquanto professor de teatro, quais caminhos escolhidos para a construção de um espaço pedagógico adequado e o quanto a vivência anterior no campo artístico favoreceu ou dificultou a escolha desta pedagogia. Enfatizo também a importância desta pesquisa para os artistas que pretendem ingressar no campo do ensino formal ou não-formal e que através deste recorte pessoal terão uma visão do panorama real de experiências atuando neste cenário. Esta pesquisa faz-se importante por analisar de forma crítica as experiências vividas por mim na área do Teatro enquanto ator e diretor e identificar as contribuições, se houveram, para o campo pedagógico ao ingressar no ensino formal enquanto professor, assim como esta experiência também contribuiu ou não para experiências posteriores no ensino não-formal em companhias de teatro profissionais. Questiono-me a partir de minhas vivências, especialmente sobre este educador que munido de sua bagagem artística, embarca nas mais diferentes instituições de ensino formal e não-formal, encarando realidades distintas como: sala de aula superlotadas, falta de recursos pedagógicos, baixa remuneração, ambientes violentos e opressores, inacessibilidade dos sujeitos, entre outros, e avalio se há também uma adaptação positiva ou não em meio a tantas realidades existentes no ambiente escolar. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa se dará a partir da pesquisa bibliográfica, onde se fundamentará nos campos da autoetnografia, pedagogia e da narrativa. No segundo capítulo, apresento um breve resumo do texto Os Saltimbancos, origem, inspirações e adaptações da obra. Na sequência, do terceiro ao quinto capítulo, narrarei uma ordem de três relatos de experiência em que estive diretamente envolvido com a obra supracitada dentro da linguagem do Teatro Musical nas regiões sudeste e norte do país, respectivamente. A fim de refletir e compreender as experiências vividas em diferentes contextos e da colaboração para a transformação da prática artística/docente dentro dos processos ao qual estava inserido, realizo um mergulho pessoal no rio de minhas memórias.
Abstract: This research aims to discuss from theory and practice how the artistic trajectory in the field of scenic practices contributed to my teacher training. The question that guides the work is: what resonances do the artistic experiences, lived with the work Os saltimbancos, at different stages of my life, contribute to my training as a teacher-artist-researcher of theater? In order to obtain answers to this question, I establish as a general objective of this research to analyze the direct and indirect influences, difficulties and learning from my experiences with Musical Theater, specifically with the work Os Saltimbancos and what contributions of this trajectory in the formation of the teacher- artist. The specific objectives are: To identify difficulties and learnings in my experiences with the work, to reflect on the pedagogical practices adopted in the classroom that came from my trajectory as an artist and, finally, to articulate how the lived experiences collaborated in my formation as an Artist Teacher. I reflect on the pedagogy adopted by me as a theater teacher, which paths were chosen for the construction of an adequate pedagogical space and how much the previous experience in the artistic field favored or hindered the choice of this pedagogy. I also emphasize the importance of this research for artists who intend to enter the field of formal or non-formal education and who, through this personal cut, will have a vision of the real panorama of experiences working in this scenario. This research is important for critically analyzing the experiences lived by me in the field of Theater as an actor and director and identifying the contributions, if any, to the pedagogical field when entering formal education as a teacher, as well as this experience also contributed or not for later experiences in non-formal teaching in professional theater companies. I question myself from my experiences, especially about this educator who, armed with his artistic background, embarks on the most different institutions of formal and non-formal education, facing different realities such as: overcrowded classrooms, lack of pedagogical resources, low remuneration , violent and oppressive environments, inaccessibility of subjects, among others, and I evaluate whether or not there is also a positive adaptation in the midst of so many realities existing in the school environment. The methodology used for the development of this research will be based on bibliographic research, which will be based on the fields of autoethnography, pedagogy and narrative. In the second chapter, I present a brief summary of the text Os Saltimbancos, origin, inspirations and adaptations of the work. In the sequence, from the third to the fifth chapter, I will narrate an order of three reports of experience in which I was directly involved with the aforementioned work within the language of Musical Theater in the southeastern and northern regions of the country, respectively. In order to reflect and understand the experiences lived in different contexts and to collaborate for the transformation of artistic/teaching practice within the processes to which it was inserted, I make a personal dive into the river of my memories.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4090
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teatro musical brasileiro.pdfArquivo principal.6,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.