Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4066
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Toledo, Alice de Lima | - |
dc.date.available | 2022-07-22 | - |
dc.date.available | 2022-08-08T16:32:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-11 | - |
dc.identifier.citation | TOLEDO, Alice de Lima. Alice no país das formas animadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4066 | - |
dc.description.abstract | This work is born from memories, adventures, (re)discoveries in the personal, educational and professional spheres. Reflections and empirical experiences in formal and non-formal environments as an artist-educator, on a journey from learning to teaching. This work will contribute to the reflection on theater, animated forms theater and art education, concomitantly with the importance of sociocultural projects. In basic education, little known as content and artistic experimentation, in the quest to increase knowledge and experience. Thus, it reflects whether the Theater of Animated Forms includes the teaching and learning of theatrical language with a view to promoting this education aimed at the perspective of artistic expression as a way of dialoguing with the world. It emphasizes a process of transition and continuation, where there is a search for a conscious identity reality in learning in various contexts, a teaching-learning process in constant construction with the understanding of training. Dialogues with authors who deal with points in common, such as: Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Augusto Boal, Duarte Júnior, Paulo Freire, Roque de Barros Laraia, among others. In its development, the method took a qualitative form. A phenomenological understanding of these experiences that depart for a performative writing tracing an idea of the author, a pun on the name of the author and the protagonist of the work “Wonderland”, Alice. In summary, reflect on the Animated Forms Theater as a methodology for teaching and learning theatrical language for basic education in Amazonas, as a form of knowledge, experiences and experimentation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatro de formas animadas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Projetos Culturais | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Theater of animated forms | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Art education | pt_BR |
dc.subject | Cultural Projects | pt_BR |
dc.title | Alice no país das formas animadas | pt_BR |
dc.title.alternative | Alice in the land of animated forms | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T16:32:59Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Bordin, Vanessa Benites | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0717531333053959 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bordin , Vanessa Benites | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0717531333053959 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pozzetti , Gislaine Regina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028187628948519 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva , Francenilza Viana de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4925753652964975 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2615293854556070 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho nasce, de memórias, aventuras, (re)descobertas no âmbito pessoal, educacional e profissional. Reflexões e vivências empíricas em ambientes formais e não-formais como artista-educadora, em um percorrer da discência para a docência. Este trabalho busca contribuir para a reflexão sobre o teatro, teatro de formas animadas e a arte-educação, de modo concomitante a importância dos projetos socioculturais. Na educação básica, pouco difundida enquanto conteúdo e experimentação artística, na busca de elevar o conhecimento e vivência. Assim, reflete se o Teatro de Formas animadas comporta o ensino e a aprendizagem da linguagem teatral com vistas a promover essa educação visada na perspectiva da expressão artística como forma de dialogar com o mundo. Enfatiza um processo de formação transitória e continuada, onde se tem a busca identitária consciente no aprender em variados contextos, um ensino-aprendizagem em constante construção com a compreensão da realidade. Dialoga com autores que tratam sobre pontos em comum, como: Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Augusto Boal, Duarte Júnior, Paulo Freire, Roque de Barros Laraia, entre outros. Em seu desenvolvimento, o método se deu forma qualitativa. Uma compreensão fenomenológica dessas experiências que partem para uma escrita performativa traçando uma ideia de trocadilho com o nome da autora e a protagonista da obra “País das Maravilhas”, Alice. Em síntese, refletir acerca do Teatro de Formas animadas como metodologia de ensino e aprendizagem da linguagem teatral para a educação básica no Amazonas, como forma de conhecimento, vivências e experimentações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação: da teoria à prática /Ana Maria Amaral. - 3ª ed. - Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007. AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos /Ana Maria Amaral. - 3ª ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1996. AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: máscaras, bonecos objetos. Ana Maria Amaral. 2ª ed. - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004. BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: Conflitos/Acertos. Ed. Max Limonad. (1985) BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawski, J.. São Paulo: Perspectiva, 2001 BICUDO, M. A. V. . A pesquisa qualitativa fenomenológica: interrogação, descrição e modalidades de análise. 1ªed.São Paulo: Editora Cortez, 2011. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores / Augusto Boal - 11ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. 256p.: il. BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia/ Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 14ª edição – São Paulo: Saraiva, 2008. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto - MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC / SEF, 1998. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n°5/2020. Diário Oficial da União. 2020 BRASIL. Ministério de Estado da Saúde. Parecer CNE/CP n°5/2020. Diário Oficial da União. 2020 101 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. CARROLL, Lewis., Alice no País das Maravilhas. 1865. DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru,2006. DUARTE Júnior, João Francisco. Por que arte-educação?. 7ª ed. Campinas: Papirus, 1994. FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. O ensino do teatro na educação não-formal: contribuições para a formação inicial do professor de teatro. V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais: Anais ABRACE: v. 10, n.1, 2009. FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da autoetnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. HASEMAN, Brad. Resumos do seminário de pesquisas em andamento. PPGA/USP. 3.1. São Paulo. 2015. LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. LESSA, Cristiano. Um apanhado teórico- conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Revistas Travessias, 2008. MANAUS, Prefeitura de. Vacinômetro COVID-19. Disponível em: <https://covid19.manaus.am.gov.br/vacinacao/megavacinacao-contra-a-covid-19-sera-aberta-em-manaus-e-em-outras-cinco-capitais-neste-sabado-20/>. Acesso em: 21/11/2021. NASCIMENTO, Emerson Cardoso. O sentido de experiência na prática do teatro de sombras com educadores. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina– IFSC – Araranguá, 2010. SAVIANI, Derrneval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. - (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.S) SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. – São Paulo: Summus, 1978 SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro / Viola Spolin: [tradução e revisão de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de almeida Amos]. - 5ª ed. São Paulo: Perspectiva,2010. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de Aula. SP: Perspectiva, 2007. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alíce no país das formas animadas.pdf | Arquivo principal. | 7,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.