DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4063
Título: O ensino da arte e o PIBID-Dança: estudo comparativo sobre um centro de arte educação e uma escola de ensino regular na zona leste de Manaus
Título(s) alternativo(s): The teaching of art and PIBID-Dance: a comparative study of an art education center and a regular school in the east side of Manaus
Autor(es): Silva, Jamily Vitoria de Moraes da
Orientador(es): Arce , Carmem Lúcia Meira
Palavras-chave: Ensino de Artes;Dança;PIBID;Arts Teaching;Dance
Data do documento: 27-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Jamily Vitoria de Moraes da. O ensino da arte e o PIBID-Dança: estudo comparativo sobre um centro de arte educação e uma escola de ensino regular na zona leste de Manaus. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: Neste estudo buscou-se compreender as semelhanças e diferenças no ensino da dança em duas instituições públicas localizadas na zona leste de Manaus que participaram do Projeto de Iniciação à Docência PIBID-Dança da Universidade do Estado do Amazonas na disciplina de ensino de arte. Os dados coletados para o andamento desta pesquisa, como documentos, entrevistas, diários de campo, tiveram como base as propostas didáticas referentes ao ano de 2019. As instituições públicas aqui citadas, são referentes a um Centro de Arte Educação, como ambiente de educação não-formal e a escola de Ensino Regular concernente a educação formal. Mediante a isso, o ensino da dança em ambas instituições se faz relativo a finalidade que cada uma delas possui. Como metodologia a ser aplicada nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica. Com relação a entrevista, foram selecionadas duas professoras, sendo uma representante do Centro de Arte Educação e outra da escola de Ensino Regular, no qual atuaram no cargo de professora supervisora do PIBID-DANÇA de 2019. O instrumento para coleta de dados didático-pedagógicos foi um questionário de perguntas abertas, aplicado através da plataforma digital Google Forms, encaminhado via e-mail e aplicativo WhatsApp de cada uma das entrevistadas. O procedimento utilizado para a análise das informações, foi a análise de conteúdo. Com isso, após a análise de dados determinou-se o resultado e discussões para a compreensão dos apontamentos feitos acerca das convergências e divergências para o ensino da dança.
Abstract: In this study, we sought to understand the similarities and differences in dance teaching in two public institutions located in the east of Manaus that participated in the PIBID-Dance Teaching Initiation Project of the University of State of Amazon in the discipline of teaching art. The data collected for the progress of this research, such as documents, interviews, field diaries, were based on the didactic proposals for the year 2019. The public institutions mentioned here refer to a Center for Art Education, as an education environment not -formal and the Regular Education school concerning formal education. Therefore, the teaching of dance in both institutions is related to the purpose that each one of them has. As a methodology to be applied in this research, a qualitative, descriptive and bibliographic approach was used. Regarding the interview, two teachers were selected, one representing the Centro de Arte Educação and the other from the Regular Teaching School, in which they acted as supervisor teacher of the PIBID-DANÇA 2019. The instrument for collecting didactic-pedagogical data was a questionnaire with open questions, applied through the Google Forms digital platform, sent via email and WhatsApp application of each of the interviewees. The procedure used to analyze the information was content analysis. With this, after data analysis, the result and discussions were determined for the understanding of the notes made about the convergences and divergences for the teaching of dance.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4063
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da arte e o PIBID-Dança.pdfArquivo principal.1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.