DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4060
Título: Dançando matematicamente: possibilidades no espaço escolar
Título(s) alternativo(s): Dancing mathematically: possibilities in the school space
Autor(es): Pinto, Tainá Almeida
Orientador(es): Pinto , Amanda da Silva
Palavras-chave: Inteligências;Dança;Lógico-Matemática;Interdisciplinaridade;Aprendizagem;Intelligences;Dance;Logical-Mathematics;Interdisciplinarity;Learning
Data do documento: 27-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PINTO, Tainá Almeida. Dançando matematicamente: possibilidades no espaço escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: O presente trabalho intitulado “Dançando matematicamente: possibilidades no espaço escolar” , é o resultado da pesquisa de um estudo de campo exploratório e participante, acerca de como a dança por meio da interdisciplinaridade pode estimular a aprendizagem matemática no 5° ano do ensino fundamental, sob o olhar da teoria das múltiplas inteligências do psicólogo Howard Gardner, em especial as inteligências cinestésico-corporal, e lógico-matemática, entendendo que estas se manifestam em graus diferentes em cada indivíduo, na qual uma manifesta em maior grau pode ser usada para estimular outra, no caso a lógico-Matemática tão valorizada no contexto escolar. Em conjunto a ela conversou-se com diversos autores que enriqueceram o processo de construção teórica desta pesquisa, que apontaram caminhos possíveis para abordagens cognitivas nos diálogos pedagógicos. Normalmente, não se ensina matemática dançando, mas além da possibilidade de se dançar, foi possível estimular a aprendizagem lógico-matemática em um Pax de Deux, aparentemente improvável, mas que acontece no palco onde os expectadores talvez ainda não tenham parado para apreciar.
Abstract: The present work entitled "Dançando mathematically: possibilities in the school space", is the result of research from an exploratory and participatory field study, about how dance through interdisciplinarity can stimulate mathematical learning in the 5th year of elementary school, under the view of the theory of multiple intelligences of the psychologist Howard Gardner, especially the kinesthetic-corporeal, and logical-mathematical intelligences, understanding that these are manifested in different degrees in each individual, in which a higher degree can be used to stimulate the other, in this case, the logical-mathematics so valued in the school context. Together with her, several authors were talked to who enriched the process of theoretical construction of this research, who pointed out possible paths for cognitive approaches in pedagogical dialogues. Normally, mathematics is not taught by dancing, but in addition to the possibility of dancing, it was possible to stimulate logical-mathematical learning in a seemingly improbable pax de deux, which takes place on stage where the spectators may not have stopped to appreciate it.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4060
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dançando matematicamente.pdfArquivo principal.4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.