DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues , Letícia de Fátima Pinto-
dc.date.available2022-07-21-
dc.date.available2022-08-08T16:28:49Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Letícia de Fátima Pinto. Artigo 5 cia de dança: uma abordagem somática nas street dance. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4057-
dc.description.abstractThis research is located within the scope of an action research, involving artistic and corporal practices of Street Dance that emerged in the United States of America (USA), analyzing the use of the somatic approach, via the Klauss Vianna Technique (TKV), within the Article 5 Dance Company in the artistic development of the dancers of the company. We seek to answer the following question: how the experience of the somatic approach, according to the technique of Klauss Vianna in Street Dance within Cia Artigo 5, can contribute to the development of body awareness of its participants and also improve the quality of dance movement in the repertoire and/or creative processes of the company? To achieve the objective of enhancing the body preparation of dancers in Street Dance within the Article 5 Cia de Dança from Klauss Vianna's somatic approach to a better artistic development on stage, a conversation circle, laboratories for the development of the process of learning the somatic approach using TKV and making a comparative analysis with the improvisation observed before and after the laboratory. Therefore, it is concluded that the participant from this body preparation carried out by the systematization of TKV for the body potentiation in Street Dance was authentic, so that he valued his body experiences that this phase provides. The main authors used for this study were Vianna and Lima (2005), Miller (2007), Neves (2012) and Strazzacappa (2012).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem Somáticapt_BR
dc.subjectTécnica Klauss Viannapt_BR
dc.subjectStreet Dancept_BR
dc.subjectArtigo 5 Cia de Dançapt_BR
dc.subjectSomatic Approachpt_BR
dc.subjectTechnique Klauss Viannapt_BR
dc.subjectArticle 5 Dance Companypt_BR
dc.titleArtigo 5 cia de dança: uma abordagem somática nas Street Dancept_BR
dc.title.alternativeArticle 5 dance company: a somatic approach to Street Dancept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:28:49Z-
dc.contributor.advisor1Passos , Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos , Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho , Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee3Costa , Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2604852295833023pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa localiza-se no âmbito de uma pesquisa-ação, envolvendo práticas artísticas e corporais das Street Dance que surgiram nos Estados Unidos da América (EUA), analisando o uso da abordagem somática, via Técnica de Klauss Vianna (TKV), dentro da Artigo 5 Cia de Dança no desenvolvimento artístico das e dos bailarinas/os da companhia. Buscamos responder à seguinte questão: como a vivência da abordagem somática, segundo a técnica de Klauss Vianna nas Street Dance dentro da Cia Artigo 5, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal de seus participantes e também melhorar a qualidade do movimento da dança no repertório e/ou processos criativos da companhia? Para alcançar o objetivo de potencializar a preparação corporal dos bailarinos nas Street Dance dentro do Artigo 5 Cia de Dança a partir da abordagem somática de Klauss Vianna para um melhor desenvolvimento artístico em cena, foram realizados uma roda de conversa, laboratórios para o desenvolvimento do processo de aprendizagem da abordagem somática utilizando a TKV e fazendo uma análise comparativa com a improvisação observada antes e depois do laboratório. Portanto, conclui-se que o participante a partir dessa preparação corporal realizada pela sistematização da TKV para a potencialização corporal nas Street Dance foi autêntica, de modo que valorizou suas vivências corporais que esta fase proporciona. Os principais autores utilizados para esse estudo foram Vianna e Lima (2005), Miller (2007), Neves (2012) e Strazzacappa (2012).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, Daniella. Dança contemporânea – o dançarino pode ser apto para tudo. In: IV Reunião Científica de pesquisa e Pós-Graduação em artes cênicas, 2007. AGUIAR, Sidney. Hip Hop de leste a oeste de Manaus: quatro cabeças de uma Hidra Urbana e um bumerangue africano. Rio de Janeiro: [s. n.], 2018. 17 p. ISBN 978-85-65957-10-6. BIANCHI, Paloma. Abordagens Somáticas em Dança: Uma outra Perspectiva em Pesquisa e Criação. IN: DAPesquisa n.12, 2014, p. 01 – 12. BOLSANELLO, Débora Pereira. Em pleno corpo: educação somática, movimento e saúde. 2ª Ed. Curitiba: Juruá, 2010. BOLSANELLO, Débora. Educação somática: o corpo enquanto experiência Université du Québec à Montréal - Canada n.2. 2005 p. 99-106. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. IN: Rev. Bras. Educ, n.19, 2002, p. 20-28. DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições, v. 21, n. 2, p. 69-85, 2010. DOMENICI, Eloisa. Diálogo com o texto “Dança contemporânea – o dançarino pode ser apto para tudo?”, de Daniela de Aguiar. In: Reunião Científica de pesquisa e Pós-Graduação em artes cênicas, 2007. EDDY, Martha. Uma breve história das práticas somáticas e da dança: desenvolvimento histórico do campo da educação somática e suas relações com a dança.Repertório, Salvador, ano 21, n. 31, p. 25-61, 2018.2 FORTIN, Sylvie. Educação somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Cadernos do GIPE-CIT, n. 2, p. 7-60, 1999. FERREIRA, Alexandre. Intérprete-criador na dança contemporânea: um corpo polissêmico e co-autor. IN: Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança-ANDA. 2012. GIORGI, Margherita. Dando forma ao corpo vivo: paradigmas do soma e da autoridade em escritos de Thomas Hanna. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 1, p. 54-84, 2015. LEAL, Patrícia Garcia; REGEL, Lenira; THALL, Karin. Sentimentos em improvisação: consciência, autonomia e dramaturgia. São Paulo: Annablume, 2003. LIMA, José Antonio de Oliveira. Educação somática: diálogos entre educação, saúde e arte no contexto da proposta da reorganização postural dinâmica. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UNICAMP, Campinas, 2010. LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Teatro do Movimento: um método para um intérprete criador. Brasília: LGE Editora, 2003. LIMA, José Antonio de Oliveira. Educação somática: limites e abrangências. Pro-Posições,, v. 21, n. 2, p. 51-68, 2010. MILLER, J. NEVES, N. “Técnica klauss Vianna - Consciência em Movimento” in ILINX – Revista do Lume, Campinas: Unicamp, nº 3/2013 MILLER, Jussara Corrêa. Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para a construção de um corpo cênico. Campinas/SP: Tese(doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2010. MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: summus, 2007. 126 p. NEVES, Neide. A técnica como dispositivo de controle da corpomídia.(Tese) Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010 NEVES, Neide. Técnica klauss vianna – processos evolutivos. In: REVISTATKV, v. 1, n. Nº4, 2019, p. 18-25. NEVES, Neide. Klauss Vianna : estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: cortez editora, 2008. 111 p. PALMEIRA, Kenji. Centro de danças urbanas. 2014. 31 p. Monografia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de Brasília, Brasília, 2014. PRODANOV, C. C. FREITAS, C. E.. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RODRIGUES, Marcos. CORPOS REMIXADOS NAS DANÇAS URBANAS: Um recorte desde os anos 1970 em Porto Alegre. 2018. 97 p. Dissertação de Mestrado — UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, 2018. STRAZZACAPPA, Márcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. REPERTÓRIO TEATRO & DANÇA, n. 13, p. 48-54, 2009. SOUZA, Richardson. Hip Hop Manaus anos 80: uma cultura de rua e popular. inSURgência, v. 2, n. 2, p. 417-429, 2016. TADRA, Débora Sicupira Arzua; VIOl, Rosimara; ORTOLAN, Sabrina Mendes; MAÇANEIRO, Scheila Mara. Linguagem da Dança. Paraná: Editora XIBPEX, 2009 TECK, Katherine. Ear trainig for the body: a dancer’s guide to music. Priceton Book Company, 1994. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2.ed. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1986. TORRES, Laís. Danças urbanas no brasil: relatos de uma história. 2015. 83 p. Monografia — Universidade Estadual Paulista, BAURU, 2015. VIANNA, Klauss. A dança. 3 ed. São Paulo: Summus, 2005. VIEIRA, David. Hip Hop Dance: vocabulário poético e possibilidades de criação. IN: Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciado em Dança, Centro de Artes. Pelotas, 2018. VIEIRA, Marcilio. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. In: Rev. Bras. Estud. Presença, n. 1, Porto Alegre, 2015. p. 127-147. COLOMBERO, Rose Mary Marques Papolo. Danças urbanas: uma história a ser narrada - grupo de pesquisas ... Jul. 2011. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/read/7715187/dancas-urbanas-uma-historia-a-ser-narrada-grupo-de-pesquisas->. Acesso em: 24 maio de 2022. PIMENTEL, Evandro. House: o estilo alternativo de dança de rua, RedBull, 2020. Disponível em: <https://www.redbull.com/br-pt/danca-dancas-de-rua-house>. Acesso em: 13/11/2020 PIMENTEL, Evandro. Popping: aquela dança do Michael Jackson. Red Bull, 2020. Disponível em: < https://www.redbull.com/br-pt/danca-dancas-de-rua-popping >. Acesso em: 12/11/2020 PIMENTEL, Evandro. Locking: a dança pioneira que nasceu sem querer. RedBull, 2020. Disponivel em: <https://www.redbull.com/br-pt/danca-dancas-de-rua-locking > Acesso em: 12/11/2020 PIMENTEL, Evandro. Breaking: a dança fundamental da cultura hip-hop. RedBull,2020. Disponível em: <https://www.redbull.com/br-pt/danca-dancas-de-rua-breaking>. Acesso em: 13/11/2020pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo 5 cia de dança.pdfArquivo principal.1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.