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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Árina Hayane Araújo da-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-08-04T16:54:34Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Árina Hayane Araújo da. O ensino da dança em libras: mapeamento da produção cientifica em torno desta prática inclusiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4050-
dc.description.abstractThe inclusion of people with deafness in dance is far from ideal, this is evident in the limited existence of deaf dancers and in the lack of preparation of people responsible for working dance with the deaf. This research sought to carry out the mapping of scientific productions in the period between the years 2005 to 2021 regarding deafness in the field of dance and to analyze the variables involved in the process of publishing them. For this, sources such as Scielo, Oasis Brasil, UFBA, UNICAMP, UFRGS and UEA repositories were used in a qualitative-quantitative approach. As a result, 20 publications were selected, being Course Completion Works, Dissertations, Theses and Articles. It was observed the unanimity of hearing authors, as well as a constant increase in the publications of studies in recent years. In addition, there was a significant predominance of the Southeast and South regions in the origin of the studies, in contrast, the North region was the most scarce in productions, which highlights the imbalance of resources between Brazilian regions in the academic and scientific scenario. From the data obtained, it is possible to verify that it is feasible to develop dance with deaf people, as long as those responsible are prepared. This inclusion promotes benefits for all sides, so it is essential that there is engagement of society to demand the implementation and supervision of accessibility policies for deaf people. In addition, the purpose of this research is to encourage other researchers to generate new works on the subject so that knowledge and progress is generated for Science, Education, Culture and for the deaf community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectScientific productionpt_BR
dc.titleO ensino da dança em libras: mapeamento da produção cientifica em torno desta prática inclusivapt_BR
dc.title.alternativeTeaching dance in Libras: mapping the scientific production around this inclusive practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T16:54:34Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Cíntia Matos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee3Negrão, Felipe da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8567946572619249pt_BR
dc.description.resumoA inclusão da pessoa com surdez na dança se encontra longe do ideal, isso transparece na existência limitada de dançarinos surdos e no despreparo de pessoas responsáveis por trabalhar a dança com o surdo. Esta pesquisa buscou realizar o mapeamento das produções científicas no período entre os anos de 2005 a 2021 a respeito da surdez no âmbito da dança e analisar as variáveis envolvidas no processo de publicação das mesmas. Para tal, utilizou-se fontes como Scielo, Oasis Brasil, repositórios da UFBA, UNICAMP, UFRGS e UEA em uma abordagem quali-quantitativa. Como resultado foram selecionadas 20 publicações sendo Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações, Teses e Artigos. Observou-se a unanimidade de autores ouvintes, bem como um aumento constante nas publicações de estudos nos últimos anos. Além disso, foi verificado um relevante predomínio das regiões Sudeste e Sul na proveniência dos estudos, em contrapartida a região Norte foi a mais escassa em produções, o que evidencia o desequilíbrio de recursos entre as regiões brasileiras no cenário acadêmico e científico. A partir dos dados obtidos é possível constatar que é viável desenvolver a dança com pessoas surdas, desde que haja preparo dos responsáveis envolvidos. Essa inclusão promove benefícios para todos os lados, por isso é fundamental que haja engajamento da sociedade para reivindicar a execução e fiscalização de políticas de acessibilidade à para as pessoas surdas. Além disso, o intuito desta pesquisa é incentivar outros pesquisadores a gerarem novos trabalhos sobre o tema para que seja gerado conhecimento e progresso para a Ciência, a Educação, a Cultura e para a comunidade surda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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