DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos Filho, André Henrique Lima-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-08-04T16:54:01Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationCAMPOS FILHO, André Henrique Lima. Dança, história e memória: uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4049-
dc.description.abstractThis study aims to bring the history of the creation of the Dance Course at the Amazonas State University (UEA), explaining facts, people and contexts, from its birth in 2001, to the present day. It should be noted that this remains the only higher education course in this art in the city of Manaus. The Dance course at the Amazonas State University as well as the Higher School of Arts and Tourism became a starting point for researchers and producers of knowledge in dance, however few are the records of the arduous journey that resulted in the creation and development of that course. To start the first clarifications, we used the Political-Pedagogical Projects of the Dance Course from the years 2005, 2007 and 2013, which was not enough to reach an understanding. Thus, in addition to the first steps, we looked for people who were and are part of the daily life of the course who participated in the implementation, who gave us significant information through unstructured interviews reporting facts, deeds and stories of these two decades. The research is historical with a bibliographic survey and a qualitative approach for knowledge and clarification about this historical event.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Dançapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectUEApt_BR
dc.subjectCurso de Dançapt_BR
dc.subjectManauspt_BR
dc.subjectDance Historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectDance Coursept_BR
dc.titleDança, história e memória: uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeDance, history and memory: a seed planted, the Dance Course at the Universidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T16:54:01Z-
dc.contributor.advisor1Melo, Cintia Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Cintia Matos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa trazer a história de criação do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), explanando fatos, pessoas e contextos, desde o seu nascedouro no ano de 2001, até os dias atuais. Importa salientar que este continua sendo o único curso superior desta Arte na cidade de Manaus. O curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas assim como a Escola Superior de Artes e Turismo se tornaram um ponto de partida para os pesquisadores e produtores de conhecimento em dança, no entanto poucos são os registros da caminhada árdua que resultou na criação e desenvolvimento do mesmo. Para iniciarmos os primeiros esclarecimentos, utilizamos os Projetos Político-Pedagógicos do Curso de Dança dos anos 2005, 2007 e 2013, o que não foi suficiente para chegarmos a um entendimento. Dessa forma, para além dos primeiros passos buscamos as pessoas que fizeram e fazem parte do cotidiano do curso que participaram da implantação, que nos concederam informes significativos através de entrevistas não-estruturadas relatando fatos, feitos e histórias dessas duas décadas. A pesquisa é histórica com levantamento bibliográfico e abordagem qualitativa para conhecimento e esclarecimento a respeito desse evento histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABREU, Jeanne. Depoimento [Fev. 2022]. Entrevistador: André Henrique Lima Campos Filho. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, 2022. 1 arquivo MKV (1 hora). Entrevista concedida para a pesquisa de TCC com o tema: DANÇA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas BRASIL. Ministério da educação. Número de brasileiros com graduação cresce 109,83% em 10 anos. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/17725-numero-de-brasileiros-com-graduacao-cresce-10983-em-10-anos >. Acesso em 11 Maio. 2022. COSTA, Raíssa. Depoimento [Maio. 2022]. Entrevistador: André Henrique Lima Campos Filho. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, 2022. 1 arquivo MKV (1 hora e 15 min). Entrevista concedida para a pesquisa de TCC com o tema: DANÇA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas COSTA, Yara. Depoimento [Maio. 2022]. Entrevistador: André Henrique Lima Campos Filho. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, 2022. 1 arquivo MKV (1 hora e 30 min). Entrevista concedida para a pesquisa de TCC com o tema: DANÇA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas FREITAS, Ítala. Depoimento [Mar. 2022]. Entrevistador: André Henrique Lima Campos Filho. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, 2022. 1 arquivo MKV (1:07 min). Entrevista concedida para a pesquisa de TCC com o tema: DANÇA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas IMBASSAÍ, Maria Helena. Conscientização corporal: sensibilidade e consciência no mundo contemporâneo. In: CALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; Gomes, Simone (coords.). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003. LAMIR, Daniel; GONZAGA, Vanessa. Resistência indígena é Celebrada com resgate da memória e luta dos povos originários. Brasil de fato, Recife, 2018. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2018/04/20/resistencia-indigena-e-celebrada-com-resgate-da-memoria-e-luta-dos-povos-originarios>. Acesso em: 27 Março 2022. MEDINA, Gustavo. Depoimento [Mar. 2022]. Entrevistador: André Henrique Lima Campos Filho. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, 2022. 1 arquivo MKV (27 min). Entrevista concedida para a pesquisa de TCC com o tema: DANÇA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas OLIVEIRA, Marilza. Danças Indígenas e Afrobrasileiras. 1° ed. Salvador: UFBA, Universidade Federal da Bahia, 2018. 74 p. PINTO, Amanda. Dança como área de conhecimento: dos PCN´s à sua implementação no sistema educacional no sistema educacional municipal de Manaus.22. ed. Manaus: Travessia/FAPEAM,2015 PINTO, Amanda. Depoimento [Abril. 2022]. Entrevistador: André Henrique Lima Campos Filho. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, 2022. 1 arquivo MKV (1 hora e 35 min). Entrevista concedida para a pesquisa de TCC com o tema: DANÇA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas RAMOS, Érika. Depoimento [Maio. 2022]. Entrevistador: André Henrique Lima Campos Filho. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, 2022. 1 arquivo MKV (30 min). Entrevista concedida para a pesquisa de TCC com o tema: DANÇA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Uma semente plantada, o Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança. Manaus, 2013. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Dança. Manaus, 2013. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Dança, Manaus 2005. WOSNIAK, Cristiane do Rocio. A universidade e a formação do artista-docente da(na) dança. O Teatro Transcende, [S.I], v. 22, p. 03-18, dezembro. 2017. ISSN 2236-6644. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/6951>. Acesso em: 11 de abril de 2022. STRAZZACAPA, Márcia. MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2006.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança, história e memória.pdfArquivo principal.1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.