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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Laís Ferreira de-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-08-04T16:53:42Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Laís Ferreira de. Surdo dança?: uma revisão integrativa sobre metodologias aplicadas ao ensino de dança para surdos no período de 2017 - 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4048-
dc.description.abstractThis study aims to know the main cultural and identity aspects of the deaf subject for possible methodological adaptations in dance teaching, from a non-hearing perspective. A systematic review was carried out looking for scientific productions (monographs, dissertations, theses and articles) that presented methodological proposals using artifacts from the deaf culture to teach dance to the deaf. The search was carried out on the Oasis platform and on the repositories of colleges and universities that offer higher education in dance in Brazil. After the stage of selection of academic works, the search resulted in a total of 4 publications found. The small amount of findings is a sample of the reality of dance teaching for this audience, which reveals the scarcity of proposals, resulting from a series of factors that include both the legislation that governs the Brazilian educational system, historical, sociocultural and biopsychological factors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.titleSurdo dança?: uma revisão integrativa sobre metodologias aplicadas ao ensino de dança para surdos no período de 2017 - 2021pt_BR
dc.title.alternativeDeaf people dance?: an integrative review on methodologies applied to dance teaching for deaf people in the period 2017 - 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T16:53:42Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Cíntia Matos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee3Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120517990413931pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo conhecer os principais aspectos culturais e indenitários do sujeito surdo para possíveis adaptações metodológicas no ensino da dança, sob uma perspectiva não ouvintista. Foi realizada uma revisão INTEGRATIVA buscando por produções científicas (monografias, dissertações, teses e artigos) que apresentaram propostas metodológicas utilizando artefatos da cultura surda para o ensino da dança para surdos. A busca foi feita na plataforma Oasis e nos repositórios das faculdades e universidades que ofertam o curso superior em dança no Brasil. Após a etapa de seleção de trabalhos acadêmicos, a pesquisa resultou num total de 4 publicações encontradas. A quantidade reduzida de achados é uma amostra da realidade do ensino da dança para esse público, o que revela a escassez de propostas, decorrente de uma série de fatores que incluem tanto a legislação que rege o sistema educacional brasileiro, fatores históricos, socioculturais e biopsicológicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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