DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVinente, Karen Raimunda Barros-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-08-04T16:53:22Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationVINENTE, Karen Raimunda Barros. O auto do Boi Bumbá de Parintins como recurso pedagógico de conhecimento e valorização da cultura amazônica para alunos do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4047-
dc.description.abstractThe present work investigates whether the school's Teaching Plan includes content that motivates the learning perspective of students in the 5th year of Elementary School I about the Boi Bumbá de Parintins culture. Amplifying the perspectives of thinking about the meaning of art in the daily lives of individuals is a challenge that humanity has faced for many years since its existence. In this sense, we can highlight that dance is an important factor to stimulate the assimilation of knowledge and is conducive to socialization, interaction, motor and cognitive development in the school environment. Ahead of the practice of artistic promotion, it faces/or many obstacles until it begins to be taught in the classroom, stimulating the teaching process for children, adolescents and young people from municipal, state, federal or private schools. The approach of this project emerges from the qualitative field research line, descriptive action research based on questionnaires from before and after the students' experience. Focusing on the quality of students who were successful in learning the appreciation and importance of folklore.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBoi Bumbápt_BR
dc.subjectParintinspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.titleO auto do Boi Bumbá de Parintins como recurso pedagógico de conhecimento e valorização da cultura amazônica para alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe auto do Boi Bumbá de Parintins as a pedagogical resource of knowledge and appreciation of the Amazonian culture for elementary school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T16:53:22Z-
dc.contributor.advisor1Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee3Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa se o Plano de Ensino da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, contempla conteúdos que motivem o aprendizado dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II sobre a cultura Boi Bumbá de Parintins. Amplificar as perspectivas de pensar o significado da arte no cotidiano dos indivíduos é um desafio que a humanidade enfrenta há muitos anos desde sua existência. Nesse sentido, podemos destacar que a dança é um fator importante para estimular a assimilação do conhecimento e é propícia à socialização, interação, desenvolvimento motor e cognitivo no ambiente escolar. À frente da prática da promoção artística, ela enfrenta/ou muitos obstáculos até começar a ser ministrada em sala de aula, estimulando o processo de ensino para crianças, adolescentes e jovens das redes municipal, estadual, federal ou privada. A abordagem desse projeto emerge da linha de pesquisa qualitativa de campo, pesquisa-ação de caráter descritiva baseado em questionários aplicados aos alunos antes e depois dos processos. Focando no qualitativo de alunos que obtiveram êxito na aprendizagem da valorização e da importância da cultura do Boi Bumbá.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABREU, Jeanne. Atividades Rítmicas – dança, folclore e cultura popular. / Jeanne Abreu e Otto Franco, Manaus: UEA Edições/Editora Valer, 2008. BARBOSA, Ana Mae Tavares de Bastos. Metodologia Triangular para o ensino da arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991. BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil/ Ana Mae Barbosa – 6. ed – São Paulo: Cortez, 2008. BARRETO, Débora. Dança...: ensino e possibilidades na escola, Campinas, SP Autores e Associados, 2004. BATISTA, Djama. Amazônia, cultura e sociedade. Manaus, AM: Valer, 2002. (Coleção Poranduba). BRANDÃO, CARLOS RODRIGUES. O que é Folclore, Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo, editora brasiliense, 1982. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança nas aulas de Educação Física na perspectiva crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFPE, Recife, 2001. CABRAL, Rodrigo. Dança e cultura sateré-mawé: o ritual da tucandeira como meio de valorização da cultura na escola municipal villa lobos em manaus/am. Monografia, TCC. Universidade do Estado do Amazonas, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 1 Marina de Andrade Marconi, Eva. Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. Bibliografia. LARAIA, Roque De Barros. Cultura um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986. 116 p. MARQUES, Izabel A. Dançando na Escola, 4. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2007. MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MÖNDIGER, Carlos Roberto. Artes visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes / Carlos Roberto Mödinger... [et al]; ilustrações de Eloar Guazzelli. – Erechim: Edelbra, 2012. NOGUEIRA, Wilson. Festas Amazônicas – boi-bumbá, ciranda e sairé. / Wilson Nogueira – Manaus: Editora Valer, 2008. PEREIRA Jacqueline da Silva Nunes. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBP. Cultura 79 Popular Brasileira: Dança Folclórica, o processo de ensino-aprendizagem dá por meio da tecnologia multimídia. 2009. (Congresso) SANCHES, M.J. (2012) Pensar a Arte rupestre através dos métodos e técnicas de registo e de representação. Uma abordagem ensaística. In Sanches, Maria de Jesus (Coordenador/Editor) 1ª Mesa Redonda Artes Rupestres da Pré-história e da Proto-história. Paradigmas e Metedologias de Registo. Pg 23. SANTOS, Andrew Rogger. BOI-BUMBÁ DE PARINTINS: A valorização da cultura popular Amazônica através do ensino e aprendizagem em escolas da cidade de Manaus/AM. Monografia TCC. Universidade do Estado do Amazonas. 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.