DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4047
Título: O auto do Boi Bumbá de Parintins como recurso pedagógico de conhecimento e valorização da cultura amazônica para alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The auto do Boi Bumbá de Parintins as a pedagogical resource of knowledge and appreciation of the Amazonian culture for elementary school students
Autor(es): Vinente, Karen Raimunda Barros
Orientador(es): Abreu, Jeanne Chaves de
Palavras-chave: Boi Bumbá;Parintins;Arte;Art
Data do documento: 28-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VINENTE, Karen Raimunda Barros. O auto do Boi Bumbá de Parintins como recurso pedagógico de conhecimento e valorização da cultura amazônica para alunos do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: O presente trabalho analisa se o Plano de Ensino da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, contempla conteúdos que motivem o aprendizado dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II sobre a cultura Boi Bumbá de Parintins. Amplificar as perspectivas de pensar o significado da arte no cotidiano dos indivíduos é um desafio que a humanidade enfrenta há muitos anos desde sua existência. Nesse sentido, podemos destacar que a dança é um fator importante para estimular a assimilação do conhecimento e é propícia à socialização, interação, desenvolvimento motor e cognitivo no ambiente escolar. À frente da prática da promoção artística, ela enfrenta/ou muitos obstáculos até começar a ser ministrada em sala de aula, estimulando o processo de ensino para crianças, adolescentes e jovens das redes municipal, estadual, federal ou privada. A abordagem desse projeto emerge da linha de pesquisa qualitativa de campo, pesquisa-ação de caráter descritiva baseado em questionários aplicados aos alunos antes e depois dos processos. Focando no qualitativo de alunos que obtiveram êxito na aprendizagem da valorização e da importância da cultura do Boi Bumbá.
Abstract: The present work investigates whether the school's Teaching Plan includes content that motivates the learning perspective of students in the 5th year of Elementary School I about the Boi Bumbá de Parintins culture. Amplifying the perspectives of thinking about the meaning of art in the daily lives of individuals is a challenge that humanity has faced for many years since its existence. In this sense, we can highlight that dance is an important factor to stimulate the assimilation of knowledge and is conducive to socialization, interaction, motor and cognitive development in the school environment. Ahead of the practice of artistic promotion, it faces/or many obstacles until it begins to be taught in the classroom, stimulating the teaching process for children, adolescents and young people from municipal, state, federal or private schools. The approach of this project emerges from the qualitative field research line, descriptive action research based on questionnaires from before and after the students' experience. Focusing on the quality of students who were successful in learning the appreciation and importance of folklore.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4047
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.