DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Charles Bronson Gato de-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-08-04T16:52:12Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Charles Bronson Gato de. Movimentos de cena e o imaginário amazônico da tribo coreografada do Boi Bumbá Caprichoso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4045-
dc.description.abstractThis study demonstrates the important role of scene movements and values of indigenous culture inserted in the creative process in the changes that occurred in the Choreographed Tribes of Boi Bumbá Caprichoso, it can be seen that, since the emergence of new information and communication technologies, there has been change. It raises debates and diverse studies on dance, so the period from 2014 to 2017 was chosen as the main references. Data collection was carried out through a semi-structured interview with the choreographer of Boi Bumbá Caprichoso. Through bibliographic and field research, we entered the folkloric context of boi bumbá in the largest open-air festival in the world. It is inferred that, through choreography, there are forces that, even under the influence of the fetishization of life, can produce sociocultural phenomena to overcome appearances and generate changes. The objective of this study was to demonstrate, contribute and understand how popular Amazonian festivals such as the bois-bumbás of Parintins, even in their spectacular version, use artistic expressions of the regional imagination, highlighting fundamental questions about social and cultural diversity. of the Amazon, going beyond spectacle and joy, presenting the knowledge and culture of our people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBoi-Bumbá de Parintinspt_BR
dc.subjectTribos Coreografadaspt_BR
dc.subjectBoi Caprichosopt_BR
dc.subjectImaginário Amazônicopt_BR
dc.subjectChoreographed Tribespt_BR
dc.subjectAmazonian Imaginarypt_BR
dc.titleMovimentos de cena e o imaginário amazônico da tribo coreografada do Boi Bumbá Caprichosopt_BR
dc.title.alternativeScene movements and the Amazonian imaginary of the choreographed tribe of Boi Bumbá Caprichosopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T16:52:12Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Muriell Gonçalves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004070980462661pt_BR
dc.description.resumoEste estudo demostra o importante papel dos movimentos de cena e dos valores da cultura indígena inseridas no processo criativo nas mudanças ocorridas nas Tribos Coreografadas do Boi Bumbá Caprichoso, pode ser visto que, desde o surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação tem havido mudança. Suscita debates e estudos diversos sobre dança, por isso escolheu-se o período do ano de 2014 a 2017 como principais referências. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevista semi-estruturada com coreógrafo do Boi Bumbá Caprichoso. Através de pesquisa bibliográfica, e de campo, adentramos no contexto folclórico boi bumbá no maior festival a céu aberto do mundo. Infere-se que, por meio da coreografia, existem forças que, mesmo sob a influência da fetichização da vida, podem produzir fenômenos sociocultural para superar as aparências e gerar mudanças. O objetivo deste estudo foi o de demostrar, contribuir e compreender como as festas populares amazônicas como os bois-bumbás de Parintins, mesmo na sua versão espetacular, utiliza-se de expressões artísticas do imaginário regional, destacando questões fundamentais sobre a diversidade social e cultural da Amazônia, indo além do espetáculo e alegria apresentando o conhecimento e cultura de nossa gente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBACHELARD, Gaston. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004. ______. A psicanálise do fogo. Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BARBOSA, Walmir Albuquerque. O cordel na Amazônia. Manaus: Ed. da Universidade do Amazonas, 1996. BERTÉ, Rodrigo. A Amazônia está agonizando. EcoDebate, 2018. CAMPELLO, Clarissa. Santana, Pablo. A Travessia do Boi: as brincadeiras na cultura popular brasileira. 2019. CANEDO, Daniele. Cultura é o quê? Reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. IN: V. Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT). Faculdade de Comunicação/UFBA, Salvador, Bahia, v. 27, 2009. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Hibridas: estratégias para entrar e saída modernidade de/Nestor García Canclini; tradução Heloisa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; Tradução da introdução Gênese Andrade. 4ª ed. 7. Reimpr. São Paulo. Editora da universidade de São Paulo. 2015. ______. Espacios sonoros, tecnopolítica y vida cotidiana: aproximaciones a uma antropologia sonora. Barcelona: CCCB, 2005. ______. Culturas Híbridas: estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 2003. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. 2003. CARVALHO, Maria Rosário de. CARVALHO, Ana Magda. Índios e caboclos: a história recontada. Maria Rosário de Carvalho, Ana Magda Carvalho, organizadoras. Salvador: EDUFBA, 2012. CAVALHEIRO, Juciane (Org.). Literatura, interfaces, fronteiras. Manaus: UEA Edições, 2012. CERQUA, Dom Arcangelo. Clarões de fé no médio Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, 1980. COCUZZA, Felipe. A música da Amazônia. São Paulo: Zahar, 1992. DE MORAES, Mario. Rivalidade entre bois não estraga a festa: conheça as origens do Caprichoso e do Garantido. 2019. Disponível em: https://entretenimento.r7.com/viagens/rivalidade-entre-bois-nao-estraga-a-festa-conheca-as-origens-do-caprichoso-e-do-garantido-26082019. Acessado em: 12 de maio de 2022. DOS SANTOS, Gabriel Augusto Nogueira dos. Representação Indígena, Território e Cultura no Festival Folclórico de Parintins: uma análise da retratação do Vale do Javari. 2017. Revista Cocar V. 14. N. 30, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3736. Acessado em: 12 de maio de 2022. GODIN, Neide. A invenção da Amazônia. 2.ª ed. Manaus: Editora Valer, 2007. GREINER, Christine. O reenactment político da performance e seus microativismos de afetos. Revista Científica/FAP. 2017. HOLANDA, Sergio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. KRÜGER, Marcos Frederico. Amazônia: mitos e literatura. 3.ª ed. Manaus: Editora Valer, 2011. LAPLANTINE, François. TRINDADE, Liana. O que é imaginário. 2003. Editora: Brasiliense. 2003. LEÃO, Alisson. Amazônia: natureza e ficção. São Paulo: Annablume; Manaus: FAPEAM, 2011. MATE, M. J. Amazonas. Governo do Estado. A floresta amazônica e seu papel nas mudanças climáticas. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Manaus: SDS/CECLIMA, 2009. MELLO, Anísio. Igapó: estórias e lendas da Amazônia. 2.ª ed. Prelo, 2010. MELLO, Thiago de. No coração encantado da floresta. São Paulo: Editora Cosac & Naif, 2003. MINTZ, S. W. O poder amargo do açúcar: produtores escravizados, consumidores proletarizados. Organizado por Christine Rufino Dabat. Recife: Editora Universitária UPFE. 2017. MONTEIRO, Mário Ypiranga. Jurupari e seus princípios: ciclos e lendas e mitos juruparienses. Manaus: EDUA, 2001. NOGUEIRA, Wilson. Festas Amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé. Manaus: Valer, 2014. PEREIRA, Guilherme. Pesquisa quantitativa em educação: algumas considerações. 4ª ED. 2016. PINHEIRO, Amálio. O meio é a mestiçagem. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. Disponível em: https://www5.pucsp.br/barroco-mestico/bibliografia.html - Acesso em: 12 de maio de 2022. SANTOS, Gabriel Augusto Nogueira dos. Espaço e história do festival folclórico do amazonas: contextos dos bumbás e garrotes na cidade de Manaus. 2019. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/247. Acesso em: 12 de maio de 2022. SANTOS, Joelina Maria da Silva. As toadas do bumba-meu-boi: sobre enunciados de um gênero discursivo. 2015. SOUZA, M. B.; CID, T. C.; QUINTELA, T. T.; SOUZA, S. B. Gestão de estoque: um estudo de caso na associação cultural boi-bumbá caprichoso. São Paulo: CESP/UEA, 2017. Disponível em: < http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/412>. Acesso em: 12 de maio de 2022. YAGUARÊ, Yamana. Murügua: mitos, contos e fábulas do povo Maraguá/Yaguarê Yamã e outros contadores e história. São Paulo: WWF/Martins Fontes, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Movimentos de cena e o imaginário amazônico da tribo coreografada do Boi Bumbá Caprichoso.pdfArquivo principal.1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.