DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4036
Título: E tudo mudou: cartografia dos afetos e experiência performativa em tempos pandêmicos
Título(s) alternativo(s): And everything changed: cartography of affections and performative experience in pandemic times
Autor(es): Valle, Isabela De Carvalho Lillo
Orientador(es): Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de
Palavras-chave: Relatos da pandemia;Cartografia dos afetos;Processos cartográficos;Corpografia;Pandemic reports;Cartography of affections;Cartographic processes;Corpography
Data do documento: 27-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VALLE, Isabela de Carvalho Lillo. E tudo mudou: cartografia dos afetos e experiência performativa em tempos pandêmicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: Este projeto pretende estudar sobre os afetos nos atuais tempos pandêmicos, fazendo um deslocamento para olhar o distanciamento e contato no ambiente urbano. Esta pesquisa se concentra na linha “Corpo, Contemporaneidade, Produção de Linguagem e Estética na Dança”. Sob este cenário, entendemos que a pandemia trouxe mudanças em todos os âmbitos da sociedade. O estar perto e longe no período da pandemia pode significar modos de afetações no ser humano. A pesquisa nos direciona para a cartografia dos afetos, desenhada a partir dos entrelaçamentos entre conceitos de Deleuze e Guattari (2010), Tuan (1983), Passos e Barros (2010), Passos e Eirado (2010), Rolnik (2016), Mbembe (2011). Acreditamos, enquanto corpo inquietante e percebedor do seu ambiente, que distanciamento e contato no ambiente urbano, no atual contexto, se constituíram geradores de material de criação para a escritura do corpo em performance e promoveram o corpo sensível ao seu ambiente. Os fundamentos que norteiam a pesquisa estão relacionados aos estados de afetações do corpo no ambiente, processos cartográficos, corpografia sobre o estudo do corpo-cidade, o sentido de lugar e espaço e a política do poder. Este estudo se configura uma pesquisa qualitativa, nesse caso, atenta para fenômenos humanos, e é entendido aqui como parte da realidade social. A pesquisa é de natureza exploratória, pois tem o objetivo de proporcionar visão geral aproximativa, acerca de um determinado evento, de modo a torná-la explicito. No delineamento metodológico apontado, a pesquisa mostra a criação performativa sob o olhar contemporâneo do corpo no ambiente de afetações e manifestação de discursos sobre a pandemia de COVID-19; a produção de narrativas cartográficas de processos criativos; perspectivas teórico-práticas do/no corpo sob olhar para o distanciamento e contato no ambiente urbano; e experimentação em performance por meio dos afetos do lugar. As estratégias metodológicas desse trabalho atentam para os fenômenos humanos enquanto parte da realidade social. A presente pesquisa-intervenção propõe um movimento desterritorizante em relação ao acontecimento pandêmico, entendido aqui como território. Isso significa buscar linhas de fuga, de modo a criar conceitos e ressignificar os afetos da pandemia, pois quando um território se torna muito apertado, a cartografia se encarrega de apontar suas linhas de fuga. Ao propor movimentos desterritorizantes que deslocam a experiência cotidiana da pandemia para um contexto de encontro e criação, a performance desenha cartografias afetivas que criam esse lugar de potência, trazendo novas perspectivas e elaborações acerca dos acontecimentos vividos.
Abstract: This project intends to study the affections in the current pandemic times, making a shift to look at distancing and contact in the urban environment. This research focuses on the line "Body, Contemporaneity, Language Production and Aesthetics in Dance". Under this scenario, we understand that the pandemic brought changes in all areas of society. Being near and far in the pandemic period can mean ways of affecting the human being. The research directs us to the cartography of affections, drawn from the interweaving between concepts of Deleuze and Guattari (2010), Tuan (1983), Passos and Barros (2010), Passos and Eirado (2010), Rolnik (2016), Mbembe (2011). We believe, as a disquieting and perceiving body of its environment, that distancing and contact in the urban environment, in the current context, constituted generators of creation material for the writing of the body in performance and promoted the body sensitive to its environment. The fundamentals that guide the research are related to the states of affectations of the body in the environment, cartographic processes, corpography on the study of the body-city, the sense of place and space, and the politics of power. This study is configured as qualitative research, in this case, attentive to human phenomena, and is understood here as part of social reality. The research is exploratory in nature, since its objective is to provide an approximate overview of a certain event, in order to make it explicit. In the methodological delineation pointed out, the research shows the performative creation under the contemporary look of the body in the environment of affectations and manifestation of discourses about the pandemic of COVID-19; the production of cartographic narratives of creative processes; theoretical and practical perspectives of/on the body under the look for the distancing and contact in the urban environment; and experimentation in performance through the affections of the place. The methodological strategies of this work focus on human phenomena as part of social reality. The present research-intervention proposes a deterritorial movement in relation to the pandemic event, understood here as territory. This means searching for lines of escape, in order to create concepts and give new meaning to the affections of the pandemic, because when a territory becomes too tight, cartography is in charge of pointing out its lines of escape. By proposing deterritorializing movements that displace the daily experience of the pandemic into a context of encounter and creation, the performance draws affective cartographies that create this place of power, bringing new perspectives and elaborations about the lived events.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4036
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E tudo mudou.pdfArquivo principal.16,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.