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Título: A busca do suprasensorial em um corpo que dança
Título(s) alternativo(s): The search for the suprasensory in a body that dances
Autor(es): Camillo, Thaís Chaves
Orientador(es): Lima, Getúlio Henrique Rocha
Palavras-chave: Sensorialidade;Hélio Oiticica;Suprasensorial;Dança;Improvisação;Sensoriality;Supersensory;Dance;Improvisation
Data do documento: 2-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CAMILLO, Thaís Chaves. A busca do suprasensorial em um corpo que dança. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: Com base nos experimentos artísticos de Hélio Oiticica e suas pesquisas sobre a sensorialidade humana, minha pesquisa objetivou desenvolver um processo criativo, com foco autoetnográfico, que investigasse a percepção sensível do intérprete criador e a busca de seu dilatamento, que é o que Oiticica chama de suprasensorial. Oiticica afirmava que esse fenômeno era impossível de ser estimulado por outra pessoa, pois ele deveria surgir espontaneamente. Partindo disso, a hipótese da pesquisa foi a possibilidade, ou não, de se buscar um dilatamento sensorial em um processo criativo que pudesse se aproximasse do suprasensorial, proposto por Hélio Oiticica. Ao longo da pesquisa, pude perceber que, por mais que a percepção seja subjetiva e individual, nós como artistas existimos para instigar nós mesmos e nossos participadores ao desapego de nosso condicionamento rotineiro. Para Oiticica, o suprasensorial não poderia ser intencionalmente provocado, mas faz-se importante o artista dar a pista a respeito dessa busca. O dilatamento sensorial acontece quando nos propomos a perceber o banal como algo extraordinário, ou pelo menos como algo diferente do que costumamos notar. Para isso, o processo dividiu-se em três partes: um levantamento teórico a sobre a busca do suprasensorial e como inseri-la no universo da dança; os aspectos metodológicos da pesquisa; e a descrição e análise dos laboratórios sensoriais.
Abstract: Based on artistic experiments of Helio Oiticica and his search about human sensoriality, my research aimed to develop a creative process, with autoethnographic focus, which investigated sensitive perception of the creator interpreter e the search of its dilatation, witch Oiticica calls supersensory. Oiticica claimed that this phenomenon was impossible to be stimulated by someone else, because it should appear spontaneously. Starting from this, the research’s hypothesis was the possibility, or not, of search for a sensorial dilatation in a creative process which could approach supersensory, proposed by Helio Oiticica. Over the research, I could realize that, although the perception might be subjective and individual, we, as artists, existed to instigate ourselves and our participants to detachment of our routine conditioning. For Oiticica, the supersensory couldn’t be intentionally provoked, however it’s important for the artist to give the clue about this search. Sensorial dilatation happens when we propose to perceive the banal as something extraordinary, or at least something different from what we use to notice. Thus, the process was divided in three parts: a theoretical survey about the search of supersensory and how to insert that on dance’s universe; methodological aspects of the research; and the description and analysis of the sensory laboratories.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4030
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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