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dc.contributor.authorSoares, Márcia Alessandra Beltrão-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-07-15T17:15:03Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.identifier.citationSOARES, Márcia Alessandra Beltrão Soares. Ensino de ciências: um estudo sobre a prática no 2º ciclo do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Manaus - AM. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4028-
dc.description.abstractThe present study aimed to understand the "Pedagogical Practice in Science Teaching in the 2nd cycle of Primary Education in a Public School in the City of Manaus-AM". The research methodology was developed in a qualitative approach, in which the subjects are Basic Education professionals, i.e., four teachers and one pedagogue. The construction of the data occurred through semi-structured interviews and focus groups, and the analysis process was based on interpretative content analysis. As results, we evidenced that Science Teaching was presented through different conceptions, directing several practices, such as: interdisciplinary, CTS relationship, experimentation and projects, among others. That is, showing fragmented and decontextualized actions in the direction of teaching. We identified in the construction of curricular Pedagogical Practice in school science teaching, the direction of traditional teaching practices. In this sense, from the discussion of the research results, it became evident that the Pedagogical Practices in Science Teaching emphasize limits related to the absence of a process of contextualization and problematization of its contents. As for the challenges of the research, they pointed out the need for in-service teacher training with moments to build spaces for dialogue and exchange of experiences in the construction of the school collective. Therefore, even in the face of the limits and challenges identified, we can highlight the possibilities under construction as movements of resistance to the logics imposed in the school space that highlight the need and, at the same time, the potential of Pedagogical Practices in the context of Science Teaching, so that they are rethought in their theoretical and practical conductions in a direction of the formation of scientific thinking. Keywords: Science Teaching. Pedagogical Practice. Curriculumpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleEnsino de ciências: um estudo sobre a prática no 2º ciclo do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Manaus - AMpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Sciences: a study about the practice in the 2nd cycle of elementary education in a public school in the city of Manaus - AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T17:15:03Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Claúdia da Silva-
dc.contributor.referee2Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee4Bettiol, Célia Aparecida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935670235651644pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5614582055549434pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo compreender a “Prática Pedagógica no Ensino de Ciências no 2º ciclo do Ensino Fundamental de uma Escola Pública na Cidade de Manaus-AM”. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, em que os sujeitos são profissionais da Educação Básica, ou seja, quatro professoras e uma pedagoga. A construção dos dados se deu por meio da entrevista semiestruturada e grupo focal, o processo de análise teve como base interpretativa a análise de conteúdo. Como resultados, evidenciamos que o Ensino de Ciências apresentou-se através de diferentes concepções, direcionando práticas diversas, como: a interdisciplinar, relação CTS, experimentação e projetos entre outras. Isto é, evidenciando ações fragmentadas e descontextualizada no direcionamento do ensino. Identificamos na construção da Prática Pedagógica curricular na escola no Ensino de Ciências, o direcionamento de práticas de ensino tradicional. Neste sentido, a partir da discussão dos resultados da pesquisa, evidenciouse que as Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências ressaltam limites que relacionam-se à ausência de um processo de contextualização e problematização de seus conteúdos. No que diz respeito aos desafios a pesquisa, eles apontaram a necessidade da formação docente em serviço com momentos para a construção de espaços de diálogo e troca de experiências na construção do coletivo escolar. Portanto, mesmo diante dos limites e dos desafios identificados, podemos salientar as possibilidades em construção como movimentos de resistências as lógicas impostas no espaço escolar que evidenciam a necessidade e, ao mesmo tempo, o potencial das Práticas Pedagógicas no contexto do Ensino de Ciências, isto a fim de que sejam repensadas em suas conduções teórico-prática num direcionamento da formação do pensamento científico. Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Prática Pedagógica. Currículopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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