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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Andrigéssica Mota da-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-07-15T17:13:20Z-
dc.date.issued2020-10-01-
dc.identifier.citationSILVA, Andrigessica Mota da. Ensino de biologia e a concepção de vida. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4027-
dc.description.abstractThe idea of Life is a topic widely discussed by biologists and researchers in general, in view of the difficulty of a concept that covers the breadth that this subject requires. The objective of this research is to understand the conception of life from the way it has been taught in the 1st year of high school. The research presents a qualitative approach of descriptive and analytical nature. The methodological path used participant observation, questionnaire and documentary analysis, field visits and the phenomenological method to describe the students' experiences in the Sumaúma State Park as data collection techniques. The data were analyzing the data by Bardin's Content Analysis. The first chapter approaches in a panoramic way the history of science in the search to understand how life is understood and its implications in the teaching of Biology, with a view to its implications in high school. The second chapter describes the desired methodological path. In the last chapter, we presented the conceptions of biology students of the 1st year of high school on the theme of life the development of activities having as background the Sumaúma State Park to contribute to the expansion of the representations that students have about the theme life. It is concluded that it is necessary to broaden the discussion beyond biological conception. Therefore, it is necessary to reflect on what life is in a philosophical, historical and religious conception absent in textbooks, whose answers given by the students show us the importance of this expansion. Keywords: Teaching of living, living beings, Sumaúma Park, study of living beings. Life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino dos seres vivospt_BR
dc.subjectTeaching of livingpt_BR
dc.subjectViventept_BR
dc.subjectLiving beingspt_BR
dc.subjectParque Sumaúmapt_BR
dc.subjectSumaúma parkpt_BR
dc.subjectEstudo dos seres vivospt_BR
dc.subjectStudy of living beingspt_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectLifept_BR
dc.titleEnsino de biologia e a concepção de vidapt_BR
dc.title.alternativeTeaching biology and the conception of lifept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T17:13:20Z-
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee1Forsberg, Maria Clara da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828727952044310pt_BR
dc.contributor.referee2Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3596124547787170pt_BR
dc.description.resumoA ideia de Vida é um tema bastante discutido pelos biólogos e pesquisadores de modo geral, tendo em vista a dificuldade de um conceito que abranja a amplitude que este assunto requer. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender a concepção de vida a partir da forma como ela vem sendo ensinada no 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e analítica. O percurso metodológico utilizou como técnicas de coleta de dados a observação participante, questionário e análise documental, visitas de campo e o método fenomenológico para descrever as experiências dos alunos no Parque Estadual Sumaúma. A análise dos dados se deu pela Análise de Conteúdo de Bardin. O primeiro capítulo aborda de forma panorâmica a história da ciência na busca de compreender como se dá a compreensão de vida e suas implicações no ensino de Biologia, com vista às suas implicações no Ensino Médio. O segundo capítulo descreve o percurso metodológico pretendido. No último capítulo, são apresentadas as concepções dos alunos de Biologia do 1º ano do Ensino Médio sobre o tema vida o desenvolvimento de atividades tendo como plano de fundo o Parque Estadual Sumaúma para contribuir com a ampliação das representações que os alunos possuem sobre a temática vida. Conclui-se que é necessário ampliar a discussão para além da concepção biológica. Por isso, faz-se necessário uma reflexão sobre o que é vida numa concepção filosófica, histórica e religiosa ausente nos livros didáticos, cujas respostas dadas pelos alunos nos mostram a importância desta ampliação. Palavras-chave: Ensino dos seres vivos, vivente, Parque Sumaúma, estudo dos seres vivos, Vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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