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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Lizandra Vieira-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-07-15T15:05:12Z-
dc.date.issued2013-12-17-
dc.identifier.citationMARTINS, Lizandra Vieira. A indisciplina e o processo de ensino e aprendizagem em ciências naturais: um estudo no ensino fundamental II. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4024-
dc.description.abstractThe dissertation presents the results of a qualitative research on school indiscipline and the teaching and learning process in the curriculum component of Natural Sciences, a study in Elementary School II with students and teachers from two schools located in the city of Manaus, state of Amazonas. One from the public network and the other from the private network. Studying the phenomenon of school indiscipline and its implications for the teaching-learning process was the general objective of this research, since indiscipline in the classroom presents itself as one of the most worrying problems of school reality today. In this way, the composition of the theoretical framework was based on a variety of conceptual understanding about school indiscipline, highlighting its possible causes and influencing the student’s learning difficulty, going through texts, articles, monographs, dissertations, theses and books by theorists who studied about this topic.The research was developed in stages, the first referring to the study and observation of the initial conditions of the teaching-learning process that allowed to establish the theoretical foundation, the second where the field research was carried out, using the qualitative research method. This step, which can also be considered as data collection, allowed to make observations of the daily classroom, answering an observation questionnaire, in addition to also conducting a questionnaire to teachers and students of the observed series. Among the results obtained, it is noteworthy that the age group and family environment directly influence school indiscipline, with peculiarities and similarities between the undisciplined public school and the private institution, and that teachers and students share parts of blame on school indiscipline, each in their own way. In this way, the results confirm that school indiscipline make it difficult to learn student knowledge mainly about the form of lack of attention and concentration in classrooms. Keywords: school indiscipline; sciences; learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectSchool indisciplinept_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning processpt_BR
dc.titleA indisciplina e o processo de ensino e aprendizagem em ciências naturais: um estudo no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeDiscipline and the teaching and learning process in natural sciences: a study in primary schools IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T15:05:12Z-
dc.contributor.advisor1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Ana Lúcia Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2426928264655782pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4651334565880873pt_BR
dc.description.resumoA dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre indisciplina escolar e o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Ciências Naturais, um estudo no Ensino Fundamental II com alunos e professores de duas escolas situadas no município de Manaus, estado do Amazonas. Sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Estudar o fenômeno da indisciplina escolar e suas implicações para o processo de ensino aprendizagem foi o objetivo geral desta pesquisa, uma vez que, a indisciplina na sala de aula apresenta-se como um dos problemas mais preocupantes da realidade escolar atualmente. Desse modo, a composição do referencial teórico, foi baseada numa variedade de entendimentos conceituais sobre indisciplina escolar, destacando suas possíveis causas e influencia na dificuldade de aprendizagem do aluno, percorrendo textos, artigos, monografias, dissertações, teses e livros de teóricos que estudaram sobre este tema. A pesquisa se desenvolveu em etapas, a primeira referente ao estudo e observação das condições iniciais do processo de ensino aprendizagem que permitiu estabelecer a fundamentação teórica, a segunda onde foi realizada a pesquisa de campo, recorrendo ao método de pesquisa do tipo qualitativo. Esta etapa, que também pode ser considerada como de levantamento de dados, permitiu realizar observações do cotidiano de sala de aula, respondendo a um questionário de observação, além de também realizar questionário a professores e alunos das séries observadas. Entre os resultados obtidos, destaca-se que a faixa etária e o ambiente familiar influem diretamente na indisciplina escolar, existindo peculiaridades e similaridades entre a indisciplinada escolar pública e da instituição privada, e que professores e alunos compartilham parcelas de culpa sobre a indisciplina escolar, cada um a seu modo. Desta maneira, os resultados confirmam que a indisciplina escolar dificulta a aprendizagem de conhecimentos discentes principalmente sobre a forma de falta de atenção e concentração em salas de aula. Palavras-chave: indisciplina escolar; ciências; processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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