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Título: Transição socioenergética para o desenvolvimento social: um estudo sobre comunidades rurais na região do Médio Solimões/AM
Título(s) alternativo(s): Socio-energetic transition for social development: a study on rural communities in the Middle Solimões/AM region
Autor(es): Carvalho, Willian Rodrigues
Orientador(es): Nascimento, Ana Claudeise Silva do
Palavras-chave: Transição socioenergética;Amazônia rural;Luz para Todos;Desenvolvimento social;Socioenergetic transition;Rural Amazon;Light for All;Social development
Data do documento: 24-Mar-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CARVALHO, Willian Rodrigues. Transição socioenergética para o desenvolvimento social: um estudo sobre comunidades rurais na região do Médio Solimões/AM. 2022. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, PPGICH). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: Este estudo analisa os efeitos da transição socioenergética em comunidades rurais do médio Solimões/AM. Para isso, realizou-se um extenso levantamento bibliográfico e documental que mostrou a possibilidade de uma transição socioenergética para um desenvolvimento social (sustentável) no contexto rural Amazônico, desde que haja o entendimento das características socioculturais amazônicas, para além de aspectos técnicos ou econômicos. Além disso, foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas junto a moradores das comunidades rurais de Boa Vista(Tefé/AM) e Vila Soares (Uarini/AM), localizadas na região do Médio Solimões/Amazonas, que receberam energia elétrica através do Luz Para Todos. Um dos questionários sobre a percepção da exclusão elétrica em comunidades rurais amazônicas, indicou que a maioria dos representantes de família participantes do estudo, em ambas as comunidades, reconhecem a contribuição do acesso à energia elétrica para melhores condições de atendimento à saúde e educação. Apesar de não se sentirem excluídos do acesso à energia elétrica, reconhecem falhas no que se refere às questões técnicas e institucionais envolvidas no processo de eletrificação realizado nesses lugares. Entre os diversos usos da energia elétrica, que puderam ser constatados através do questionário sobre a transição socioenergética nestas comunidades, o uso de eletrodomésticos como televisão, celular, freezer/geladeira e ventilador se sobressaem. Deste modo, torna-se evidente que o acesso à energia elétrica no meio rural pode ser capaz de suprir desde a necessidade de se informar e comunicar, a um melhor acondicionamento de água e alimentos. Ainda, além de proporcionar melhores condições de acesso à água possibilitando o uso de bombas de puxar água conforme foi relatado pelos informantes desta pesquisa. Entretanto, há representantes das famílias que se sentem prejudicados financeiramente a partir da transição energética para um serviço formal de energia elétrica na sua comunidade, devido à taxa de consumo energético que é cobrada ao final do mês. Considerando o baixo perfil econômico, cujos proventos são advindos principalmente de benefícios sociais como Bolsa Floresta e Bolsa Família, além de atividades de subsistência como a agricultura, mostra-se a necessidade de um planejamento político energético para Amazônia rural que possa permitir a participação democrática e igualitária de todos os envolvidos. E assim, promover um desenvolvimento local que além da expansão das liberdades individuais, seja de fato includente, sustentável e sustentado.
Abstract: This study analyzes the effects of the socioenergetic transition in rural communities of the middle Solimões/AM. To this end, an extensive bibliographic and documental survey was carried out that showed the possibility of a socio-energetic transition towards a social (sustainable) development in the Amazonian rural context, as long as there is an understanding of the Amazonian socio-cultural characteristics, beyond technical or economic aspects. In addition, 30 semi-structured interviews were carried out with residents of the rural communities of Boa Vista(Tefé/AM) and Vila Soares (Uarini/AM), located in the region of Médio Solimões/Amazonas, who received electricity through the Light for All. One of the questionnaires on the perception of electric exclusion in rural Amazonian communities indicated that most of the family representatives participating in the study, in both communities, recognize the contribution of access to electric energy to better conditions for health care and education. Although they do not feel excluded from access to electric energy, they recognize flaws regarding the technical and institutional issues involved in the electrification process carried out in these places. Among the various uses of electricity, which could be verified through the questionnaire on the socio-energetic transition in these communities, the use of household appliances such as television, cell phone, freezer/refrigerator, and fan stand out. In this way, it becomes evident that the access to electric energy in rural areas may be able to supply everything from the need to inform and communicate, to better water and food storage. In addition, it also provides better access to water, making it possible to use pumps to pump water, as reported by the informants of this research. However, there are representatives of the families, who feel financially disadvantaged from the energy transition to a formal electric energy service in their community, due to the energy consumption fee that is charged at the end of the month. Considering the low economic profile, whose income comes mainly from social benefits like Bolsa Floresta and Bolsa Família, besides subsistence activities like agriculture. This shows the need for a political energy planning for rural Amazonia that can allow the democratic and equal participation of all involved. And thus, promote a local development that, besides the expansion of individual liberties, is indeed inclusive, sustainable and sustained.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4000
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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