DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3999
Título: Autonomia e hip hop dance: uma perspectiva metodológica
Título(s) alternativo(s): Autonomy and hip hop dance: a methodological perspective
Autor(es): Ferreira, Kenny Rayron Alfaia
Orientador(es): Costa, Raíssa Caroline Brito
Palavras-chave: Hip Hop Dance;Coreografia;Desenvolvimento da autonomia;Ensino-aprendizagem;Hip Hop Dance;Choreographic;Development of autonomy;Teaching-learning
Data do documento: 2-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FERREIRA, Kenny Rayron Alfaia. Autonomia e hip hop dance: uma perspectiva metodológica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: Percebendo que as metodologias de aulas coreografadas são comerciais e economicamente lucrativas, muitos professores difundiram esta forma de ensino em academias de dança e a mesma tornou-se realidade em geral no ensino do Hip Hop Dance. No entanto, pesquisadores passaram a experimentar metodologias que não utilizam a coreografia como foco principal da aula, mas a colocam como uma ferramenta após a assimilação dos fundamentos dos quais é composta esta dança, para que o aluno possa ser estimulado ao término das aulas. Diante disto, surge o seguinte problema que norteia o presente trabalho: É possível, por meio de uma metodologia não somente coreográfica de ensino do Hip Hop Dance, entender os fundamentos do estilo e estimular a autonomia de alunos? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o desenvolvimento da autonomia do aluno por meio de uma metodologia de ensino dos fundamentos do Hip Hop Dance. A presente pesquisa tratou-se de uma pesquisa-ação aplicada, e enquadrou-se como exploratória e descritiva, usando uma abordagem do tipo qualitativa, e de caráter fenomenológico, pois realizou uma descrição direta do estudo e dos resultados encontrados em uma pesquisa de campo com um grupo de estudo formado com alunas entre 15 e 18 anos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Utilizou o diário de campo e um questionário como instrumento para coleta de dados, e para a discussão foi utilizado o método chamado análise de conteúdo. O presente trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro, trago a história da Cultura Hip Hop, um histórico de onde, como nasceu e se popularizou e os elementos que fazem parte desta formação. No segundo capítulo, abordo os aspectos metodológicos da pesquisa. No último capítulo encontram-se os resultados e as discussões realizadas neste trabalho, que foi dividido em dois momentos. No primeiro momento, é abordado sobre o questionário pré-intervenção, e em um segundo momento, é relatado os objetivos de cada aula, na qual tem a observação dos encaminhamentos das alunas em que, trago as suas dificuldades e facilidades diante de cada aula, mediante aos desafios que eram propostos e de como elas se propuseram a encarar esta vivência e ao final o que ficou como aprendizado e como se sentiram.
Abstract: Realizing that the methodologies of choreographed classes are commercially and economically profitable, many teachers spread this way of teaching in dance academies and it became reality in general in the teaching of Hip Hop Dance. However, researchers began to experiment with methodologies that do not use choreography as the main focus of the class, but place it as a tool after assimilating the fundamentals of which this dance is composed, so that the student can be stimulated at the end of the classes. In view of this, the following problem arises that guides the present work: Is it possible, through a not only choreographic methodology for teaching Hip Hop Dance, to understand the fundamentals of the style and stimulate the autonomy of students? The general objective of this research was to analyze the development of student autonomy through a methodology for teaching the fundamentals of Hip Hop Dance. The present research was an applied action research, and it was framed as exploratory and descriptive, using a qualitative approach, and of a phenomenological character, as it carried out a direct description of the study and the results found in a field research with a study group formed with students between 15 and 18 years old from the 1st and 2nd year of high school. A field diary and a questionnaire were used as an instrument for data collection, and the method called content analysis was used for the discussion. This work is structured in three chapters. In the first, I bring the history of Hip Hop Culture, a history of where, how it was born and popularized and the elements that are part of this formation. In the second chapter, I approach the methodological aspects of the research. In the last chapter are the results and discussions carried out in this work, which was divided into two moments. In the first moment, the pre-intervention questionnaire is approached, and in a second moment, the objectives of each class are reported, in which there is the observation of the referrals of the students in which, I bring their difficulties and facilities before each class, through the challenges that were proposed and how they proposed to face this experience and in the end what was left as a learning experience and how they felt.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3999
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUTONOMIA E HIP HOP DANCE UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA.pdfarquivo principal776,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FOLHA DE APROVAÇÃO - AUTONOMIA E HIP HOP DANCE UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA.pdfanexo14,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.