DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Luana Nascimento da-
dc.date.available2022-06-03-
dc.date.available2022-06-08T15:50:35Z-
dc.date.issued2021-07-31-
dc.identifier.citationCOSTA, Luana Nascimento da. Dança criativa e o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos do fundamental I. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3998-
dc.description.abstractThe research aimed to investigate the practices of creative dance, and its influences in the development of the child´s creative potential, according to Rudolf Laban studies of moviment from its main strands, emphasizing the characteristics of: space, weight and time. Providing the understanding of the possibilities that creative dance covers, and the benefits it brings to the student´s life. Through this proposal was carried out a field survey at the School Municipal Professor João Chrysóstomo de Oliveira with children between 8 and 12 years old, stimulating the teaching of dance, as a physical potentiator, mental and emotional. This research adressed the study of creative dance and the experiences of motor coordination, new forms of body movement and expressiveness, using the contents that the research explained, through the methodological proposal, in order to develop the possibilities,of creation, sensitivity, increasing the sense-perceptive vocabulary. The instruments used were playful activities, exercises that work spontaneity, the creation and activities in groups. To conclude the results, through pratical classes and interviews with students, it can be noted that creative dance enhances it creative abilities, So the application of creative activies with children is paramount for the development of their skills in all areas, providing a creative, sensitive and empowering environment for lasting learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança criativapt_BR
dc.subjectRudolf Labanpt_BR
dc.subjectPotencial criativopt_BR
dc.subjectCreative Dancept_BR
dc.subjectCreative potentialpt_BR
dc.titleDança criativa e o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos do fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeCreative dance and the development of the creative potential of elementary studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T15:50:35Z-
dc.contributor.advisor1Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee1Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Fernanda de Holanda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5781125000575327pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo investigar as práticas de dança criativa, e suas influências no desenvolvimento do potencial criativo da criança, conforme os estudos de movimento de Rudolf Laban, a partir das suas principais vertentes, dando ênfase nas características de: espaço, peso e tempo. Proporcionando a compreensão das possibilidades que a dança criativa abrange, e os benefícios que traz para a vida do aluno. Por meio desta proposta foi realizada uma pesquisa de Campo na Escola Municipal Professor João Chrysóstomo de Oliveira com crianças entre 8 e 12 anos, estimulando o ensino da dança, como potencializador físico, mental e emocional. Essa pesquisa abordou o estudo da dança criativa e das experiências da coordenação motora, novas formas de movimentação corporal e expressividade, utilizando os conteúdos que a pesquisa explanou, através da proposta metodológica, para obter o desenvolvimento das possibilidades de criação, sensibilidade, aumentando o vocabulário senso-perceptivo. Os instrumentos usados foram atividades lúdicas, exercícios que trabalham a espontaneidade, a criação e atividades em grupos. Para concluir os resultados, através das aulas práticas, e das entrevistas com os alunos, pode-se notar que a dança criativa potencializa suas capacidades criadoras, Portanto a aplicação de atividades de dança criativa com as crianças é primordial para o desenvolvimento de suas habilidades em todas as áreas, proporcionando um ambiente criativo, sensível e capacitando um aprendizado duradouro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Carolina Romano, de, 1977 _ Dança para criança: uma proposta para o ensino da dança voltada a educação infantil/Carolina Romano de Andrade. _ São Paulo, 2016. ALMEIDA, Fernanda. A Dança criativa e o Espaço de com ─ Vivência: reflexões sobre uma experiência educacional na Educação Infantil. Anais do 2◦ encontro nacional de pesquisadores em dança, Dança: contrações epistêmicas – Unesp – Campus. São Paulo, 2011. ALMEIDA, Fernanda, 1981. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil/Fernanda de Souza Almeida. ¯ São Paulo, 2013. ARCE, Carmem/DÁCIO, Gabriela. A Dança criativa e o potencial criativo: dançando, criando e desenvolvendo. Revista Eletrônica Aboré – Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo – Manaus, Edição 03/2017 ISSN 1980-6930. BARBIERI, Ferrari, M. Ensino de dança e o desenvolvimento do potencial criativo. Revista Polyphonía, 27 (2), 97-111. Goiás.2016. CUNHA, Morgada. Dance aprendendo _ aprenda dançando. _ 2.ed. : Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1992. 96p. GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa /Antônio Carlos Gil. – 5º. Ed. - São Paulo: 2010 LOWENFELD, Viktor. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970. LABAN, Rudolf, 1879- 1958. Domínio do Movimento / Rudolf Laban; ed. Organizada por Lisa Ullmann; (tradução de Anna Maria Barros de Vecchi e Maria Sílvia Mourão Netto; revisão técnica de Anna Maria Barros de Vecchi). _ São Paulo : Summus, 1978. LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. LUBART, Todd. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre. Artmed 2007. MARQUES, Isabel. A dança criativa e o mito da criança feliz. Revista Mineira de Educação Física, v. 5, n. 1, p. 28-39, 1997. MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo : Cortez, 2003 MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999. MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? : dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2002. OLIVEIRA, Zélia Maria F. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo ─ Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus II Universitário. Darcy Ribeiro, 70790-160, Brasília, DF, Brasil. 2010. OSTROWER, Fayga. Acasos e criação Artística. 5. Ed. Rio de Janeiro. Campus, 1995. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Rj: Imago 1977. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento. Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. RENGEL, Lenira. Dicionário Laban/ Lenira Rengel ─ São Paulo: Annablume, 2003. 124 p.; 14x 21cm. SCARPATO, Marta. O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet/Marta Thiago Scarpato. ¯¯ Campinas, SP: (s.n), 1999 TADRA, Débora Sicupira Arzua. Linguagem da dança. ─ Curitiba: Ibpex, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança criativa e o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos do fundamental I.pdfArquivo principal.3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.