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dc.contributor.authorPereira, Juliana Cunha-
dc.date.available2022-06-03-
dc.date.available2022-06-08T15:44:30Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationPEREIRA, Juliana Cunha. Dança escolar e a promoção da saúde mental em adolescentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3996-
dc.description.abstractSchool dance and the promotion of mental health in adolescents. It is at this stage that adolescents begin to build their ideas, postures and influences that can facilitate the entry of some difficulties in the development of mental health, resulting in the need to carry out activities such as dancing to recover self-esteem. Thus, the present work aims to identify the effects of school dance practice on the mental health of adolescents. The methodology used consisted of bibliographical research, considered the aspects of a descriptive study, with a qualitative approach, carried out from a survey of the theoretical framework. The results considered that the use of dance in the school environment as a resource for the promotion of mental health in adolescents is essential for the improvement of physical and mental well-being, which is attributed to increased affectivity, knowledge and mastery of their bodies, in addition to providing moments of new discoveries, since it works the body movement of each student in order to explore their creative capacity, encouraging self-knowledge and promoting mental health. It is thus concluded that, in view of so many cultural diversities existing in Brazil, it is clear that dance is still an activity little worked on in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança Escolarpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectSchool Dancept_BR
dc.subjectMental Healthpt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.titleDança escolar e a promoção da saúde mental em adolescentespt_BR
dc.title.alternativeSchool dance and the promotion of mental health in teenagerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T15:44:30Z-
dc.contributor.advisor1Melo, Cíntia Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Cíntia Matos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Meira-
dc.contributor.referee3Ramos, Erika da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.description.resumoA dança escolar e a promoção da saúde mental em adolescentes. É nessa fase que o adolescente da inicio a construção de suas ideias, posturas e influências que podem facilitar a entrada de algumas dificuldades no desenvolvimento da saúde mental, resultando na necessidade da realização de atividades como a dança na recuperação da autoestima. Assim, o presente trabalho tem por objetivo geral identificar os efeitos da prática da dança escolar na saúde mental de adolescentes. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, considerou os aspectos de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa realizado a partir de levantamento do referencial teórico. Os resultados consideraram que o uso da dança no ambiente escolar como recurso para a promoção da saúde mental em adolescentes é fundamental para a melhora do bem-estar físico e mental, onde atribui-se o aumento da afetividade, conhecimento e domínio de seu corpo, além de proporcionar momentos de novas descobertas., uma vez que a mesma trabalha o movimento corporal de cada aluno de forma a explorar sua capacidade de criação, estimulando o autoconhecimento e favorecendo a promoção da saúde mental. Conclui-se assim, que diante de tantas diversidades culturais existentes no Brasil percebe-se que a Dança é ainda é uma atividade pouco trabalhada no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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