DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCamargo, Ana Beatriz Rodrigues-
dc.date.available2022-06-06-
dc.date.available2022-06-08T15:42:58Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationCAMARGO, Ana Beatriz Rodrigues. Dança e política: processos criativos para a cena. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3995-
dc.description.abstractDriven by the yearning to understand how dance, as a cultural expression form that portrays aspects of reality, how it had been manifesting politically and how this can reverberate in the production of a video performance, configured the general objective of this study. The literature review was oriented towards understanding the development of dance, from modernism to the performative act. The notion of politics and aesthetics, in this research, is basically guided by the philosophers Michel Foucault and Jacques Ranciére, read from Lepecki (2012) and Muniz (2011). The methodology had a qualitative approach, with artists interviews from Manaus who use the language of performance. Through the interviews it was possible to obtained the contents analyzed used in this study. The field work for the creation of the performance moved from the social/political and cultural experiences of the researcher, conceiving as a result a video performance called Reverso ao Caos (Reverse Chaos) , a work crossed by the Covid-19 pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPerfomance em Manauspt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectPerfomance in Manauspt_BR
dc.titleDança e política: processos criativos para a cenapt_BR
dc.title.alternativeDance and politics: creative processes for the scenept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T15:42:58Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Valdemir de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533408210488102pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3144623038990491pt_BR
dc.description.resumoImpulsionada pelo anseio em compreender como a dança, enquanto forma de expressão cultural que retrata aspectos da realidade, vem se manifestando politicamente e como isso pode reverberar na produção de uma videoperformance, configurou-se o objetivo geral desta pesquisa. A revisão da literatura foi orientada para compreensão do desenvolvimento da dança, partindo do modernismo até o ato performativo. A noção de política e estética, nesta pesquisa, é pautada basicamente pelos filósofos Michel Foucault e Jacques Ranciére, lidos a partir de Lepecki (2012) e Muniz (2011). A metodologia teve abordagem qualitativa, com entrevistas de artistas de Manaus que usam a linguagem da performance. Através das entrevistas foram obtidos os conteúdos analisados neste estudo. O trabalho de campo para a criação da performance moveu-se a partir das vivências sociais/políticas e culturais da pesquisadora, concebendo como resultado uma videoperformance denominada Reverso ao Caos, um trabalho atravessado pela pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMORIM, B. Dança Contemporânea e Tecnologia Digital: novos suportes técnicos, novas configurações artísticas profissionais. In: V REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE, 2009, São Paulo. Anais da V Reunião Científica da ABRACE, São Paulo: Editora USP, v. 10, n. 1, 2009. ANDRÉ, Carminda. Arte, Biopolítica e Resistência. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.1, n.2, p. 426-442, jul./dez., 2011. BARRETO, A. V. B. Corpo, Poder e Resistência: o diálogo possível entre Foucault e Reich. In: Tempo da Ciência, Toledo, v. 15, n. 30, p. 21-43, jul./dez., 2008. BELÉM, Elisa. Estruturas Horizontais. In: Rascunhos, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 16-27, jul./dez., 2014. BISSE, J. M. Dança e Modernidade. Dissertação de Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. BITTENCOURT, A.T. A influência da Tecnologia na Dança. In: Suzete Venturelli. (Org.). Arte e Tecnologia: interseções entre arte e pesquisas tecno-científicas. Brasília: Editora UnB, v. 1, n. 1, p. 21-26, jul./dez., 2007 BOAS, A. G. V. Artivismo: Arte + Política + Ativismo - Sistemas Híbridos em Ação. Dissertação de Mestrado em Dança pela Faculdade das Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015. CAETANO, P. RESENDE, C. TORRALBA, R. Micropolítica do Corpo e o Devir-dançarina. In: Polêmica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 551-562, out./dez., 2011. CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2012. CARVALHO, Meireane Rodrigues Ribeiro de. O Corpo Observador em Estado Compositivo: atos de criação artística. Tese de Doutorado em Artes da Cena, Instituto de Artes, na Universidade Estadual de Campinas– Campinas, SP: [s.n.], 2020. CHAIA, Miguel. Artivismo: Política e arte hoje. In: Aurora, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 9-11, jan./abr., 2007. CHAUÍ, Marilena. Cultura Política e Política Cultural. In: Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 23, p. 71-84, jan./abr., 1995 CHEMELLO, Alessandra. Webarte (em detalhes): O processo de recepção da obra de webdança 96 détails, da CIA. Mulleras. Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009. COSTA, Elaine Melo de Brito. O Corpo e seus Textos: O estético, o político e o pedagógico na dança. Tese de Doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. FABRIS, Annateresa. O Corpo como Território do Político. In: Revista Online do Grupo Pesquisa em Cinema e Literatura, Marília, v. 1, n. 6, p. 416-429, out./dez., 2009. FONSECA, Angela Couto Machado. Poder e Corpo em Foucault: Qual corpo? In: Revista do Programa de Pós-graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v. 35, n. 1, p. 15-33, jan./jun., 2015. FRANCO, Neil. FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Evolução da Dança no Contexto Histórico: Aproximações iniciais com o tema. In: Repertório, Salvador, no 26, p.266-272, jan./jun., 2016. FOUCAULT, M. (1926-1984). Microfísica do Poder. Organização, introdução e revisão: Roberto Machado – 2 ed. – Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2015. GENARO, Ednei de. Corpo e Política na Teoria Social: A formulação nietzschiana e o marco interpretativo de Foucault. In: Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 59-76, jan./jun., 2009. GREINER, Christine. O Corpo em Crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo, editora: Anablume (Coleção Leeituras do Corpo), 2010 GREINER, Christine. O Corpo e suas Paisagens de Risco: dança/performance no Brasil. In: ARTEFILOSOFIA, Ouro Preto, v. 7, n. 1, p. 180-185, out., 2009. GUZZO, Marina Souza Lobo. SPINK, Mary Jane Paris. Arte, Dança e Política(s). In: Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 3-12, jan./abr., 2015. HAN, Byung-Chul. O que é poder? Tradução: de Gabriel Salvi Phillpson, Rio de Janeiro-RJ editora: Vozes, 2019. KATZ, Helena & GREINER, Christine. Corpo, dança e biopolítica: pensando a imunidade com a Teoria Corpomídia. Anais do 2º encontro nacional de pesquisadores em dança, Dança: contrações epistêmicas, 2011 LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. In. ILHA, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 41-60, jan./jun., 2012. LIPOVETSKY, Gilles. SERROY, Jean. A Estetização do Mundo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2015. LIMA, Jonhnata Samuel Oliveira de. Videodança: O corpo em movimento na tela. Monografia de Graduação em Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. MENDES, Ana Carolina de S.S.D. Dança Contemporânea e o Movimento Tecnologicamente Contaminado. Brasília: Editora IFB, 2010. MUNIZ, Zilá. Rupturas e Procedimentos da Dança Pós-moderna. In: O Teatro Transcende, Blumenau, v. 16, n. 2, p. 63-80, jul./dez., 2011. NEVES, Neide. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corpoal. São Paulo, editora: Cortez, 2008. PEDRONI, Roberta. O Fazer Artístico Engajado: Dança, política, ativismo. Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal: 2017. PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013. SANTANA, Ivani. As Variedades da Presença na Dança Expandida e Dança Telemática como Estudo de Caso. In: XV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA. 2016, Brasília. Anais Eletrônico do XV Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, Brasília: UnB, 2016. p. 73-84. Disponível em: < https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/ivani_santana.pdf >. Acesso em: 10 de julho de 2021 SANTOS, Shaiane Beatriz dos. ESCUDEIRO, Larissa Mara. Expressão da Dança Pós-Moderna/Contemporânea Brasileira: Deborah Colker. In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. Anais do IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, Belo Horizonte: UFMG, n.p., 2017. SETENTA, Jussara Sobreira. ROEL, Renata Santos. Experiência Compositiva Em Dança: Posicionamentos artístico-políticos num fazer aprender. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2015, Santa Maria. Anais Eletrônico do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, Santa Maria: UFSM, 2015. p. 1-11. Disponível em: < https://proceedings.science/anda/anda-2015/papers/experiencia-compositiva-em-danca--posicionamentos-artistico-politicos-num-fazer-aprender >. Acesso em: 08 de julho de 2021. SILVA, Francisco Rider Pereira da. Organização Movement Research: um laboratório artístico na cidade de Nova Iorque, além do conhecimento e os cânones dominantes (1996-1998). Dissertação de Mestrado em Letras e artes na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus: [S.n], 2020. SILVA, Thaís Gonçalves Rodrigues da. Arte e Poder: relações entre corpo, dança e política. In: IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2009, São Luís. Anais do IV Jornada Internacional de Políticas Públicas: UFMA, 2009. RANCIÈRE, Jacques. Política da Arte. In: URDIMENTO, Florianópolis, v. 2, n. 15, p. 45-59, dez., 2010. RANCIÈRE, Jacques. Será que a Arte Resiste a Alguma Coisa? In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche, Deleuze, arte e resistência. Fortaleza: Forense Universitária, 2007. RENGEL, Lenira Peral; SCHAFFNER, Carmen Paternostro; OLIVEIRA, Eduardo. Dança, Corpo e Contemporaneidade. Salvador: UFBA, Escola de Dança, 2016. ROSA, Tatiana Nunes da. A Pergunta Sobre os Limites do Corpo como Instauradora da Performance: propostas poéticas – e, portanto, pedagógicas – em dança. Dissertação de Mestrado em Educação pelo PPGEdu, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. ROSE, Diana. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin W. GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2002, p. 343 – 364. WOLFF, Silvia Susana. Corpo Tecnológico: Sobre as relações entre dança, tecnologia e videodança. In: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, v. 1, n. 14, n.p., 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança e política.pdfArquivo principal.2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.