DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3992
Título: A visão de professores(as) da educação de jovens e adultos ante a dança de salão como possibilidade de conteúdo no ensino de arte no âmbito escolar
Título(s) alternativo(s): The vision of youth and adult education teachers regarding ballroom dancing as a possibility of content in the teaching of art in the school environment
Autor(es): Picanço, Denison Vitor Cordeiro
Orientador(es): Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto
Palavras-chave: Artes;Dança;Dança de Salão;EJA;Arts;Dance;Salon Dance
Data do documento: 2-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PICANÇO, Denison Vitor Cordeiro. A visão de professores(as) da educação de jovens e adultos ante a dança de salão como possibilidade de conteúdo no ensino de arte no âmbito escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos a Dança de Salão possibilita a reflexão das emoções, afetividade e comunicação corporal assim como outras linguagens artísticas, potencializando além de aspectos físicos, os aspectos educacionais, sociais, críticos e perceptivos que estimulam a criatividade e a expressividade dos(as) praticantes. A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a visão que Professores(as) da EJA têm sobre o conteúdo da dança de salão como possibilidade no ensino da Arte no espaço escolar. Assim, seus objetivos específicos são: analisar a estrutura curricular da Educação de Jovens e Adultos quanto ao ensino da Arte e da Dança de Salão; identificar, na visão dos(as) Professores(as), as dificuldades inerentes ao processo de ensino aprendizagem na EJA e analisar o entendimento dos(as) Professores(as) quanto a possibilidade do desenvolvimento do conteúdo da dança de salão como mediador do ensino aprendizagem da Arte na EJA. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas com professores(as) da rede pública de ensino de Manaus da EJA em uma escola da zona central da cidade. Por meio da análise das entrevistas, pode-se dizer que os(as) professores(as) compreendem a importância da Dança de salão como conteúdo no ensino de Arte, sugerem uma adaptação desses conteúdos para cada realidade escolar, em face das diversas dificuldades e desafios que enfrentam cotidianamente Portanto, através das aplicações das entrevistas com os(as) professores(as) ficou explícito a importância da Dança de salão na EJA, a escassez de profissionais da área da Dança de Salão na escola que dificulta o desenvolvimento dos estudos específicos da modalidade, além dos problemas estruturais físicos e pedagógicos, assim como a superação da pluralidade do público da EJA.
Abstract: The Youth and Adult Education, Ballroom Dance enables the reflection of emotions, affectivity and body communication as well as other artistic languages, enhancing, in addition to physical aspects, the educational, social, critical and perceptive aspects that stimulate the practitioners' creativity and expressiveness. The present research has as general objective to understand the view that EJA Teachers have about the content of ballroom dancing as a possibility in the teaching of Art in the school space, having as specific objectives: to analyze the curriculum structure of Youth and Adult Education as to the teaching of Art and Ballroom Dance; identify, in the view of the Teachers, the difficulties inherent in the teaching-learning process in EJA and analyze the understanding of Teachers regarding the possibility of developing the content of ballroom dancing as a mediator of the teaching-learning of Art in EJA. The instruments used were semi-structured interviews with teachers from the public education system of Manaus da EJA in a school in the central area of the city. Through the analysis of the interviews, it can be said that the teachers understand the importance of ballroom dancing as a content in the teaching of Art, they suggest an adaptation to the reality of teaching, in which they report several difficulties and challenges. Therefore, through the applications of interviews with teachers, the importance of ballroom dancing in EJA became clear, the shortage of professionals in the field of Ballroom Dance at school, which hinders the development of specific studies of the modality, in addition to the physical and pedagogical structural problems , as well as overcoming the plurality of the EJA public.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3992
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.