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Título: Inclusão e educação a pessoa com deficiência na escola de artes: uma investigação na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Inclusion and education for people with disabilities in the school of arts: an investigation at the School of Arts and Tourism of the University of the State of Amazonas
Autor(es): Abreu, Milene Nogueira de
Orientador(es): Pinto, Amanda da Silva
Palavras-chave: Leis;PCD´S;Arte;Educação;ESAT;Laws;Art;Education
Data do documento: 2-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ABREU, Milene Nogueira de. Inclusão e educação a pessoa com deficiência na escola de artes: uma investigação na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a presença/ausência de pessoas com deficiência nos Cursos de Artes na Escola Superior de Artes e Turismo em Manaus e como ocorre seu atendimento nos processos pedagógico. Para o processo da pesquisa foi necessário estipular etapas que dessem parâmetros aos objetivos, e dessa forma chegasse ao ponto de partida da pesquisa: 1. Identificar e correlacionar as leis dentro das diretrizes de base da educação brasileira que regem sobre a acessibilidade do aluno com deficiência, o que foi visto da parte teórica desta pesquisa; 2. Apontar o que diz a lei especificamente e a realidade da Escola de Arte Superior de Artes e Turismo, a partir de aplicação de entrevistas e questionário para o grupo da pesquisa em questão 3. Investigar o quantitativo de alunos PCD´s que já foram atendidos no Curso de Artes na Escola Superior de Artes e Turismo- ESAT entre 2011 e 2021, onde é evidenciado a parte da análise deste trabalho. A metodologia trabalhada foi de caráter Qualitativo e descritivo, com a técnica de pesquisa documental e de campo, que tiveram os dados coletados por meio de documentos, questionários aplicados. A partir desta pesquisa foi possível levantar questões e reflexões a respeito das lacunas de implementação de leis inclusivas, bem como pontos de partida para nortear formas de acessibilidade e permanência de alunos com deficiência nos Cursos de Artes. Com a análise e observação durante a pesquisa, foi possível concluir que apenas uma discente está matriculada e cursando o curso de Teatro, bem como os Cursos de Artes ainda precisam de ajustes no que tange a infraestrutura predial, bem como a capacitação de professores para o processo de inclusão.
Abstract: This work has as objective investigates the people's presence/absence with deficiency in the Courses of Arts in the Superior School of Arts and Tourism in Manaus and as it happens your attendance in the pedagogic processes. For the process of the research it was necessary to stipulate stages to give parameters to the objectives, and in that way it arrived to the starting point of the research: 1. to identify and to correlate the laws inside of the guidelines of base of the Brazilian education that govern about the student's accessibility with deficiency, what was seen of the theoretical part of this research; 2. to appear what specifically says the law and the reality of the School of Superior Art of Arts and Tourism, starting from application of interviews and questionnaire for the group of the research in subject 3. to Investigate the quantitative of students PCD´s that you/they were already assisted in the Course of Arts in the Superior School of Arts and Tourism - ESAT between 2011 and 2021, where the part of the analysis of this work is evidenced. The worked methodology was of character Qualitative and descriptive, with the technique of documental research and of field, that you/they had the data collected through documents, applied questionnaires. Starting from this research it was possible to lift subjects and reflections regarding the gaps of implementation of inclusive laws, as well as starting points to orientate accessibility forms and students' permanence with deficiency in the Courses of Arts. With the analysis and observation during the research, it was possible to conclude that a student is just registered and studying the course of Theater, as well as the Courses of Arts still need fittings in what it plays the property infrastructure, as well as the teachers' training for the inclusion process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3990
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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