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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Patrícia de Oliveira-
dc.date.available2022-06-06-
dc.date.available2022-06-08T15:19:32Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationLIMA, Patrícia de Oliveira. A contribuição da dança educativa no desenvolvimento motor de crianças de 4 a 6 anos: um estudo de revisão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3989-
dc.description.abstractThe individual's ability to continue in their phases, obtaining the best motor development, especially in early childhood education, can be a benefit for the improvement of intellectual capacity. Educational dance, in turn, is an area that is associated with many other areas of knowledge, being multidisciplinary. The research was based on these considerations. The Course Conclusion Work – TCC – is a bibliographical investigation, for the acquisition of knowledge, whose center aims to result in the Contribution of Educational Dance in the Development of Children from 4 to 6 years old: Review Study. There is knowledge of the Motor Development Assessment (EDM) – by the author Rosa Neto, and the use of its techniques. In other words, motor coordination is often not developed as expected, causing future difficulties for the phases of the human being. Through research based on scholars in the field of Physical Education and Dance, it was possible to make this study feasible. Furthermore, the present work was based on the internet, according to Scielo website and Google Academic, where the content was related to used theorists. For people who are not used to reading, a theory of fast compression when reading text is exposed. It also identifies the main information on motor coordination and educational dance, with the intention of discerning the subject with greater relevance. Finally, with all the information and objectives achieved, the process of understanding how motor development is important for human self-knowledge is expressed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança Educativapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducational Dancept_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectKidspt_BR
dc.titleA contribuição da dança educativa no desenvolvimento motor de crianças de 4 a 6 anos: um estudo de revisãopt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of educational dance in the motor development of children aged 4 to 6 years: a review studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T15:19:32Z-
dc.contributor.advisor1Melo, Cíntia Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Cíntia Matos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee3Amaral, Sheila Moura do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703151994157776pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094984253495753pt_BR
dc.description.resumoA capacidade do indivíduo de prosseguir em suas fases obtendo o melhor desenvolvimento motor, principalmente na educação infantil podem se apresentar como benefício para o aprimoramento da capacidade intelectual. A dança educativa por sua vez é uma área que associa-se a muitas outras áreas do conhecimento sendo multidisciplinar. A pesquisa foi embasada nestas ponderações. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – constitui-se em investigação de caráter bibliográfico, para aquisição de conhecimento, cujo centro visa resultar na Contribuição da Dança Educativa no Desenvolvimento de Crianças de 4 e 6 anos: Estudo de Revisão. Há como conhecimento a Avaliação de Desenvolvimento Motor (EDM) – do Autor Rosa Neto, e a utilização de suas técnicas. Em outras palavras, a coordenação motora muitas das vezes, não é desenvolvida como o esperado, acarretando futuras dificuldades para as fases do ser humano. Por intermédio de pesquisas calcadas em estudiosos no campo da Educação Física e Dança, foi possível tornar esse estudo realizável. Outrossim, o presente trabalho foi baseado na internet, de acordo com site Scielo e Google Acadêmico, onde o conteúdo foi relacionado com teóricos usados. Para as pessoas que não estão acostumadas com leitura, expõe-se uma teoria de rápida compressão ao ler o texto. Identifica-se também, as principais informações sobre coordenação motora e dança educativa, com intenção de discernir o assunto com maior relevância. Por fim, com toda as informações e objetivos alcançados, se expressa o processo de entendimento de como o desenvolvimento motor é importante autoconhecimento do ser humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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