DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Ana Angélica Pantoja-
dc.date.available2022-06-07-
dc.date.available2022-06-08T15:17:55Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3988-
dc.description.abstractThis article presents a descriptive qualitative research. The objective of the research is to identify the causes and consequences of the difficulties faced by teachers and students of the 9th year of Elementary School, in the teaching and learning of mathematics during emergency remote classes in 2020 and 2021, a period of intensification of the covid-19 pandemic. 19. The methodological procedures were through structured and semi-structured interviews with 2 teachers and 7 students from two State Schools in Parintins/Am, data analysis followed the inductive method. The main difficulties of teachers and students were the lack of preparation in handling digital platforms, internet and cell phone access. The teaching resources were the WhatsApp application, video lessons, textbooks and handouts. The research gains relevance due to the possibility that its results point out flaws and indicate possibilities for improving mathematics teaching mediated by technological platforms in situations that require social distancing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectAulas Remotaspt_BR
dc.titleAulas remotas emergenciais: um retrato das dificuldades de estudantes e professores de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeEmergency remote classes: a portrait of the difficulties of mathematics students and teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T15:17:55Z-
dc.creator.ID017.979.522-85pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Clodoaldo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126481878049946pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo , Clodoaldo Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126481878049946pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Eliseu da Silva-
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva. O objetivo da pesquisa é identificar as causas e as consequências das dificuldades enfrentadas por professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no ensino e na aprendizagem de matemática durante as aulas remotas emergenciais em 2020 e 2021, período de intensificação da pandemia da covid-19. Os procedimentos metodológicos foram através de entrevistas estruturadas e semiestruturadas com 2 professoras e 7 estudantes de duas Escolas Estaduais de Parintins/Am, a análise dos dados atendeu ao método indutivo. As principais dificuldades dos professores e estudantes foram a falta de preparo em manusear as plataformas digitais, acesso a internet e celular. Os recursos didáticos foram o aplicativo WhatsApp, vídeo aulas, livros didáticos e apostilas. A pesquisa ganha relevância pela possibilidade de seus resultados apontarem falhas e indicarem possibilidades para melhoria do ensino de matemática mediado por plataformas tecnológicas em situações que requerem o distanciamento social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas remotas emergenciais - um retrato das dificuldades de estudantes e professores de matemática.pdf309,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.