DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3982
Título: Semiótica peirceana: análise semiótica de uma cena do espetáculo Kedacery da UATÊ companhia de dança
Título(s) alternativo(s): Peircean semiotics: semiotic analysis of a scene from the Kedacery show by UATÊ dance company
Autor(es): Menezes Filho, Ismael Maciel de
Orientador(es): Pinto , Amanda da Silva
Palavras-chave: Semiótica Peirceana;Análise;Interpretação;Uatê;Peircean Semiotics;Analysis;Interpretation
Data do documento: 22-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MENEZES FILHO, Ismael Maciel de. Semiótica peirceana: análise semiótica de uma cena do espetáculo Kedacery da UATÊ companhia de dança. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: Este trabalho de pesquisa apresenta uma análise de interpretações de alunos espectadores, relacionado a uma cena do espetáculo Kedacery da UATÊ Cia de Dança da Região Norte do Brasil, com tradução pela Semiótica Peirceana, feita pelo presente pesquisador. Baseado em referenciais teóricos acerca do tema proposto, tais como Peirce (1839-1914), Setenta (2008), Katz (2005) e outros, falará um pouco sobre a trajetória da representante da companhia Mara Pacheco, um pouco da companhia UATÊ, e sobre o objetivo do trabalho realizado na companhia. Para fazer uma análise semiótica é muito importante lembrar que a interpretação está inteiramente ligada ao repertório cultural e social em que o aluno espectador está inserido, ou seja, devem-se levar em conta todas as suas experiências e vivências, pois cada indivíduo pode interpretar da sua própria maneira. Pensando nisso, as interpretações serão captadas de alunos do primeiro ano do ensino médio e a pesquisa estará voltada a análise semiótica de tudo o que a cena está propondo, tais como figurino, objetos, cenário e, principalmente, os movimentos, fazendo a percepção das interpretações dos alunos e relacionando-as com a proposta do criador. Mostrando o entendimento de cada aluno sobre cada categoria apresentada, podemos realizar uma conclusão analítica, se o coreógrafo e o bailarino estão conseguindo fazer com que o seu público reconheça o que está sendo proposto por eles em sua obra. Os resultados obtidos foram significativos, os alunos fizeram suas interpretações de uma forma sucinta, por não terem vivência com o que estava sendo proposto, mas foram suficientes para obtenção dos resultados. Os alunos conseguiram interpretar sobre o que poderia conter na cena, mas não conseguiram interpretar o contexto histórico que se passava na cena, eles identificaram, mas, de uma outra forma, criando um outro contexto.
Abstract: This research work presents an analysis of interpretations of students spectator, related to an excerpt of the Kedacery performance by UATÊ Cia de Dance from the northern region of Brazil, with translation by Peircean Semiotics, made by the present researcher. Based on theoretical references about the proposed theme, such as Peirce (1839-1914), Setenta (2008), Katz (2005) and others, it will talk a little about the trajectory of the company's representative Mara Pacheco, a little about the UATÊ company, and about the objective of the work done in the company. To make a semiotic analysis, it is very important to remember that interpretation is entirely linked to the cultural and social repertoire in which the spectator is inserted, that is, one must take into account all his or her experiences, because each individual can interpret in his or her own way. With that in mind, the interpretations will be captured from first year high school students and the research will be focused on the semiotic analysis of everything the scene is proposing, such as costumes, objects, scenery and, mainly, the movements, making the perception of the students' interpretations and relating them to the creator's proposal. By showing the understanding of each student about each category presented, we can make an analytical conclusion, if the choreographer and the dancer are managing to make their audience recognize what is being proposed by them in their work. The results obtained were significant, the students made their interpretations in a succinct way, for not having experience with what was being proposed, but they were enough to obtain the results. The students were able to interpret what the scene could contain, but they couldn't interpret the historical context that was happening in the scene; they identified it, but in a different way, thus creating another context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3982
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Semiótica peirceana.pdfArquivo principal.2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.