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Título: O vício do seu final de semana: uma etnografia do programa escolar de rádio Club Five em Tefé (AM)
Título(s) alternativo(s): Your weekend addiction: an ethnography of the school radio program Club Five in Tefé (AM)
Autor(es): Campelo, Welner Fernandes
Orientador(es): Figueiredo, Guilherme Gitahy de
Palavras-chave: Rádio;Aprendizagem;Educomunicação;Escola;Comunicação de gênero;Radio;Learning;Educommunication;School;Gender communication
Data do documento: 25-Mar-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CAMPELO, Welner Fernandes. O vício do seu final de semana: uma etnografia do programa escolar de rádio Club Five em Tefé (AM). 2022. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, PPGICH). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas –FAPEAM, nela o rádio é entendido como plataforma de saberes e não apenas uma ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento de habilidades específicas como ler, falar e escrever. O estudo objetivou analisar os efeitos dos processos de aprendizagem no desenvolvimento intelectual, social e profissional das cinco ex-integrantes do programa escolar de rádio “Club Five”, veiculado no período de 2015 a 2016 em Tefé, no Amazonas, à época as integrantes eram estudantes do ensino médio. Para tanto, primeiro buscou-se entender a relação entre rádio e educação, para em seguida identificar os processos de aprendizagem desenvolvidos no programa escolar de rádio "Club Five", e então avaliar quais efeitos esses processos têm no desenvolvimento intelectual, social e profissional de cada uma das ex-integrantes do programa. Como principais referências recorremos a Amarante(2012); Assumpção (2008); Baltar (2009); Brandão (2013); Castells (2019); Chalmers (1993);Consani (2019); Cotrim (1982); Cruz (2020); DaMatta (2019); Freire (1977, 1987, 2013);Kaplún (2014); Malinowski (2018); Morin (2015); Orlandi (2020); Spivak (2010); Soares(2000, 2014); Tax (2019); Thompson (1992); Travancas (2011); Velho (2019) entre vários outros. De abordagem qualitativa e método etnográfico com base na antropologia da ação, os procedimentos desenvolvidos para coleta de dados foram o aprofundamento bibliográfico, a pesquisa de campo e a entrevista. A partir dos dados analisados, numa perspectiva da educomunicação foi possível perceber o rádio como uma plataforma de saberes e não apenas uma ferramenta didático-pedagógica, capaz de despertar identidades, desenvolver aprendizagens intelectuais para vivência prática em sociedade. Também concluiu-se que quanto à comunicação de gênero, há disparidade na participação da mulher nos meios de comunicação em relação ao homem e, que as escolas têm papel fundamental para despertar para essa realidade e são espaços propícios para mudar essa realidade. Os estudos confirmam que houve letramento teórico e prático sobre o rádio; as sujeitas da pesquisa perceberam-se comunicadoras de gênero; tornaram-se capazes e responsáveis; desenvolveram senso crítico sobre os meios de comunicação; se apropriaram da linguagem midiática do rádio; melhoraram suas capacidades expressivas e fortaleceram sua autoestima e autoconfiança; adquiriram maturidade e habilidades que contribuíram no desenvolvimento dos seus intelectos cujas aprendizagens são aplicadas em suas vivências sociais e profissionais; deixaram de ser mulheres subalternizadas para se transformarem em seres de existência, emergindo assim suas identidades.
Abstract: This research had the support of the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas– FAPEAM in her the radio is understood as a platform of knowledge and not just a didactic- pedagogical tool for the development of specific skills such as reading, speaking and writing. The study aimed to analyze the effects of the learning processes on the intellectual, social and professional development of the five former members of the school radio program “Club Five”, broadcast from 2015 to 2016 in Tefé, Amazonas. At the time, the members were high school students. For this goal, it was first sought to understand the relationship between radio and education, and after that to identify the learning processes developed in the previous mentioned program. The next step was to assess what effects these processes have on the intellectual, social and professional development of each of the former members of the program. As main references, we turn to Amarante (2012); Assumpção (2008); Baltar (2009);Brandão (2013); Castells (2019); Chalmers (1993); Consani (2019); Cotrim (1982); Cruz(2020); DaMatta (2019); Freire (1977, 1987, 2013); Kaplún (2014); Malinowski (2018);Morin (2015); Orlandi (2020); Spivak (2010); Soares (2000, 2014); Tax (2019); Thompson(1992); Travancas (2011); Velho (2019) among many others. With a qualitative approach and an ethnographic method based on the anthropology of action, the procedures developed for data collection were bibliographic and field research as well as interviews. After the data was analyzed, from an educommunication perspective, it was possible to conceive the radio as a platform of knowledge and not just a didactic-pedagogical tool, capable of awakening identities, developing intellectual learning for practical experience in society. It was also concluded that in what regards to gender communication, there is a disparity in the participation of women in the media in relation to men, and that schools have a fundamental role in the awakening for this reality and they are suitable spaces to change this reality. The studies confirm that there was theoretical and practical literacy about radio; the research subjects perceived themselves as gender communicators; they became capable and responsible; they developed a critical sense of the media; they took hold of the radio media language; they improved their expressive abilities and strengthened their self-esteem and self- confidence; they acquired maturity and skills that contributed to their intellectual development the results of which are applied in their social and professional experiences; they stoppedbeing subordinated women to become beings of existence, thus emerging their identities.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3978
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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