DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorProcópio, Flávia de Castro-
dc.date.available2022-06-01-
dc.date.available2022-06-07T17:04:32Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.citationPROCÓPIO, Flávia de Castro. Raivas Gostozas, de Marcos Portugal: uma abordagem prosódica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Canto). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3972-
dc.description.abstractModinhas are strophic songs with instrumental accompaniment which emerged around the 18th century in Portugal and later in Brazil. The modinha Raivas Gostosas, (1793) from Marcos Portugal has seven stanza and the first presents some inconsistencies among spoken and musical prosody. This research presents a musical and prosodic analyisis of this ouevre and aims to do alterations in the text-melody distribuition, on the seven strophe, so the comprehension of thoses texts shall be improved when singing. Some melodic alterations have been done from the adequate prosodic adjustments with the spoken prosody, providing, thus, a little bit more of variety of the strophe repetitions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModinhapt_BR
dc.subjectProsódiapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectMarcos Portugalpt_BR
dc.subjectDomingos Caldas Barbosapt_BR
dc.subjectProsodypt_BR
dc.titleRaivas Gostozas, de Marcos Portugal: uma abordagem prosódicapt_BR
dc.title.alternativeRaivas Gostozas, by Marcos Portugal: a prosodic approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T17:04:32Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiano Cardoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346971233730699pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabiano Cardoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346971233730699pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Hirlândia Milon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363388731375717pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Gabriel de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971086760083806pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742986223919981pt_BR
dc.description.resumoAs modinhas são canções estróficas com acompanhamento instrumental que tiveram origem por volta da metade do século XVIII em Portugal e depois no Brasil. A modinha Raivas Gostozas, (1793) de Marcos Portugal, é composta por sete estrofes e um refrão e a primeira apresenta algumas inconsistências na relação prosódia falada e musical. A seguinte pesquisa apresenta a análise prosódico-musical desta obra e se propõe em realizar alterações na distribuição texto-melodia, das sete estrofes, a fim de possibilitar uma melhor compreensão textual dos mesmos. Algumas variações melódicas foram feitas a partir dos ajustes prosódicos adequados com a prosódia falada, proporcionando, então, um pouco mais de variedade às repetições de cada estrofe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Maria João Durães. A edição musical em Portugal ( 1750-1834). Casa da Moeda e Fundação Calouste Goubekian. Lisboa, 2006. ALMEIDA, Adriana Xavier de. (2014) Aspectos sobre a modinha e a influência do bel canto em sua interpretação. Artigo dos Anais do Simpósio Brasileiro de Pós- Graduandos em Música (SIMPOM): Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/4695/4186 > último acesso: 17/10/2019.> ARAUJO, de Mozart. As modinhas e o Lundu no século XVIII, uma pesquisa histórica e bibliográfica. São Paulo, Ed. Ricordi Brasileira 1963. BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro; Brasília, INL, 1980, p.93-94. BARBOSA, Plínio A. Conhecendo melhor a prosódia: aspectos teóricos e metodológicos daquilo que molda nossa enunciação. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 11-27, jan./jun. 2012. CASTAGNA, Paulo. A modinha e o lundu no século XVIII e XIX. Apostila do Curso de História da Música Brasileira, UNESP. 2014. isponível em https://escriturasvirreinales.files.wordpress.com/2014/04/lundumy-modinha.pdf> acesso em 12/10/2017 CRUZ, Gabriela Gomes da. A modinha, o quotidiano e a tradição musical portuguesa em fins do século XVIII. Revista Portuguesa de Musicologia, v.1, p.67 - 74, 1991. Disponível em: < http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/53/62 > acesso em 24/10/2020. CRUZ,Gabriela Gomes da. A modinha, o quotidiano e a tradição musical portuguesa em finais do século XVII. Revista Portuguesa de Musicologia, v1, 1991. Disponível em <http://rpmns.pt/index.php/rpm/search/authors/view?firstName=Gabriela&middleName=&lastNam e=Gomes%20da%20Cruz&affiliation=&country= > último acesso 04/06/2021. FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Problemas de prosódia no ofício dos defuntos a 8 vozes de Jose Maurício Nunes Garcia. In: MATOS, Claudia Neiva de et. Al (org.) Palavra cantada – ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2008. Jornal de Modinhas, Cosi Dolce Amante Sposo. Disponível em: <http://purl.pt/24525> Fonte: Site da Biblioteca Nacional Portugal. Último acesso: 26/10/2020 LIMA,Edilson Vicente de. A modinha e o lundu. Dois clássicos nos trópicos. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 2010. MONTEIRO, José Fernando Saroba. A modinha brasileira: trajetória e veleidades (séculos XVIII-XX). Dissertação de Mestrado em História do Império Português [e- learning] da Universidade Nova de Lisboa,2015. Disponível em <https://run.unl.pt/handle/10362/17364> acesso em 20.01.17. NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo. A viola com anima: uma construção simbólica. Tese de Doutorado, USP, São Paulo, 2008. NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo. Modinha: um estudo etimológico sobre o termo. Revista Intellèctus, ano XVII, n.1,2018 ,p. 125-143. OLIVEIRA, Fabiano Cardoso de. Subsídios para interpretação de Marília de Dirceu, atribuída a Marcos Portugal. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Amazonas (PPGLA-UEA), Manaus,2016. Disponível no repositório eletrônico em: <http://www.pos.uea.edu.br/letraseartes/categoria.php?area=DST > (procurar pelo autor em Lista de titulados, ano de ingresso 2014 – último acesso: 17/10/2019) PACHECO, Alberto José Vieira. A modinha, o lundu e o recitativo de salão: questões sobre a realização de canções estróficas luso-brasileiras. Anais do IV Simpósio Internacional de Musicologia. UFRJ,2014,p.72-82. PACHECO, Alberto José Vieira. Castrati e outros virtuoses: a prática vocal carioca sob a influência da Corte de D. João VI. São Paulo, Annablume; Fapesp, 2009. P.294-309. TINHORÃO, José Ramos. A música popular que surge na era da revolução. São Paulo, editora 34, 2009. TINHORÃO, José Ramos. Domingos Caldas Barbosa: O poeta da viola, da modinha e do lundu. São Paulo: Editora 34, 2004. TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da Música Popular. São Paulo: Círculo do livro, 1975. P.9-17. TOMAZ. Michele Melfi. O ciclo de quatro cantigas de Camargo Guarnieri: uma análise interpretativa. Instituto Politécnico Castelo Branco, Portugal, 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raivas Gostozas, de Marcos Portugal uma abordagem prosódica.pdfArquivo principal.1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.