DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3971
Título: Investigando estratégias para facilitar o ditado melódico tonal em três experimentos: o canto, a composição e a execução melódicas
Título(s) alternativo(s): Investigating strategies to facilitate tonal melodic dictation in three experiments: singing, composition and melodic performance
Autor(es): Lima, Fernando Gabriel Batista
Orientador(es): Trilha Neto, Mário Marques
Palavras-chave: Ditado melódico;Percepção musical;Estratégias de escrita;Canto;Composição;Execução
Data do documento: 21-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: LIMA, Fernando Gabriel Batista. Investigando estratégias para facilitar o ditado melódico tonal em três experimentos: o canto, a composição e a execução melódicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Regência). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: O ditado melódico é um dos principais e mais comuns exercícios praticados em disciplinas de Percepção Musical, por conta de sua contribuição para o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para um musicista. Por requerer que este coordene capacidades perceptivas e cognitivas para resolução do exercício, é comum que o estudante lance mão de estratégias que facilitem a audição, memorização ou escrita da melodia ouvida. Nem todas, entretanto, promovem melhorias no desempenho no exercício, razão pela qual se faz importante o estudo aprofundado de como elas influenciam no desempenho e aprendizado dos sujeitos. Este trabalho investiga a efetividade de algumas estratégias de escrita através de estudos experimentais, e traz uma revisão de literatura focada em publicações que tratam deste assunto feitas nos últimos anos. Foram efetuados três estudos, sendo um experimental e dois quase-experimentais, cada um procurando observar a influência do uso de uma estratégia específica durante a realização de ditados melódicos: o experimental, feito presencialmente, investigou o efeito do canto durante a escrita, e os outros dois, feitos à distância por conta da pandemia de COVID-19, investigaram o efeito da composição e da execução melódicas anteriormente ao ditado. Os resultados do primeiro estudo sugerem que o canto, apesar de necessário em alguns estágios de desenvolvimento, pode atrapalhar o desempenho dos participantes (N=68) caso seja usado coletivamente, em especial os menos experientes. Já os resultados dos outros dois sugerem que as estratégias utilizadas não influenciaram de forma significativa no desempenho dos participantes (N=25 no de composição e N=44 no de execução), o que pode ter sido causado pelo número relativamente baixo de participantes, ou pelas limitações do instrumento utilizado para o experimento, que foi executado à distância. Contudo, acreditamos que as estratégias aqui investigadas podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas a serem empregadas a longo prazo para o desenvolvimento da percepção dos estudantes, em vez de serem entendidas como simples “soluções mágicas” para resolver ditados melódicos. Estudos futuros, realizados em melhores condições, poderiam observar os efeitos positivos da composição e da execução musical.
Abstract: Melodic dictation is one of the main and most common exercises practiced in music Music Perception courses, because of its contribution to the development of several important of several important skills for a musician. Because it requires the musician to coordinate cognitive and perceptual skills to solve the exercise, it is common that the student uses strategies strategies that facilitate listening, memorizing, or writing the melody heard. or writing the melody heard. Not all of them, however, promote improvements in the performance of the exercise. the exercise, which is why it is important to study in depth how they influence the performance and in the performance and learning of the subjects. This paper investigates the effectiveness of some writing strategies through experimental studies, and brings a literature review focused on publications literature review focused on publications that deal with this subject made in the last years. Three studies were carried out, one experimental and two quasi-experimental, Each one tried to observe the influence of the use of a specific strategy during the performance of melodic dictation the experimental study investigated the effect of singing while writing, and the quasi-experimental study investigated the the other two, done remotely because of the COVID-19 pandemic, investigated the effect of singing while writing pandemic, investigated the effect of melodic composition and performance prior to prior to dictation. The results of the first study suggest that singing, although necessary at some stages of development, may hinder the performance of participants (N=68) if it is participants (N=68) if it is used collectively, especially the less experienced ones. The results of the other two studies, on the other hand, suggest that the strategies used did not significantly influence significantly influence the participants' performance (N=25 for composition and N=44 for execution). in the execution), which may have been caused by the relatively low number of participants, or by the limitations of the instrument used for the experiment, which was executed at a distance. However, we believe that the strategies investigated here can be used as pedagogical be used as pedagogical tools to be employed in the long term for the development of development of students' perception, rather than being understood as simple "magic solutions" to solve dilemmas. "magic solutions" for solving melodic dictation. Future studies, carried out under future studies under better conditions could observe the positive effects of musical composition and composition and musical performance.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3971
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Investigando estratégias para facilitar o ditado melódico tonal em três experimentos.pdfArquivo principal.687,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.