DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3970
Título: (Áudio) Dramaturgia em processo: reflexões sobre a representação de Capitu nos capítulos CXXXVII à CXLI em Dom Casmurro
Título(s) alternativo(s): (Audio) Dramaturgy in process: reflections on the representation of Capitu in chapters CXXXVII to CXLI in Dom Casmurro
Autor(es): Neves, Jaqueline Bárbara Pavão
Orientador(es): Castro, Jhon Weiner de
Palavras-chave: Monólogo;Ator-dramaturgo;Dramaturgia Autoral;Auto-direção
Data do documento: 2-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: NEVES, Jaqueline Bárbara Pavão. (Áudio) Dramaturgia em processo: reflexões sobre a representação de Capitu nos capítulos CXXXVII à CXLI em Dom Casmurro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: Este artigo é consequência das práticas de investigação cênica que realizei em 2021, como finalista do curso de bacharelado em Teatro, pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Aqui apresento o relato sobre a escrita de uma dramaturgia em processo, baseada em uma estrutura de monólogo, a partir de textos escritos por mim. Além disso, tento refletir acerca da representação da figura de Capitu ao longo dos capítulos que foram estudados na composição dramatúrgica. Dessa forma, a pesquisa foi dividida em duas fases práticas: a adaptação textual livre e a inserção de recortes de textos escritos por mim. A metodologia é de natureza autoetnográfica, apoiada em referências da autoetnografia por Sylvie Fortin (2009) e de perspectivas da Crítica Genética, por Cecília Salles (2008).
Abstract: This article is a consequence of the scenic research practices I carried out in 2021, as a finalist of the course of Bachelor of Arts in Theater, by the Amazonas State University Amazonas State University. Here I present the report on the writing of a dramaturgy in process, based on a monologue structure, from texts written by me. Besides, I try to the representation of the figure of Capitu throughout the chapters that were studied in the studied in the dramaturgical composition. In this way, the research was divided into two practical phases practical phases: the free textual adaptation and the insertion of clippings from texts written by me. A methodology is of an autoethnographic nature, supported by references to autoethnography by Sylvie Fortin (2009) and from perspectives of Genetic Criticism, by Cecília Salles (2008).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3970
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Áudio) Dramaturgia em processo.pdfArquivo principal.1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação.pdfAnexo 1.204,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Monólogo de Capitu [vídeo].mp4Anexo 2.88,34 MBMPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.