DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3965
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorHagge, Maria Antônia Corrêa-
dc.date.available2022-05-31-
dc.date.available2022-06-07T16:33:55Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationHAGGE, Maria Antônia Corrêa. Movimento, espaço e musicalidade - de Drummond à poesia mecânica de Meyerhold: ensaios sobre a cena A Morte do Leiteiro do grupo Drummond na Parada – AM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3965-
dc.description.abstractThis research aims to report the process of creation of the scene The Death of the Milkman, carried out within the extension project Drummond na Parada - UEA, having as pitch the scenic and methodological compositions made by the Russian director Vsevolod Meyerhold. The objective is to understand the structural and corporal artistic development of the scene, aiming in a practical way to investigate the process of incorporation of the Meyerholdian methodology within the Brazilian social and political context in the body of the contemporary actor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectDrummondpt_BR
dc.subjectVsevolod Meyerholdpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectCenapt_BR
dc.subjectProcesspt_BR
dc.subjectMethodpt_BR
dc.subjectScenept_BR
dc.titleMovimento, espaço e musicalidade - de Drummond à poesia mecânica de Meyerhold: ensaios sobre a cena A Morte do Leiteiro do grupo Drummond na Parada – AMpt_BR
dc.title.alternativeMovement, space and musicality - from Drummond to Meyerhold's mechanical poetry: essays on the scene The Death of the Milkman by the group Drummond na Parada – AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T16:33:55Z-
dc.contributor.advisor1Nogueira, Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.contributor.referee2Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maíra Dessana Ferreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5805348135407687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616468327101299pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o intuito de relatar o processo de criação da cena A morte do leiteiro, realizado dentro do projeto de extensão Drummond na Parada - UEA, tendo como diapasão as composições cênicas e metodológicas realizadas pelo encenador russo Vsevolod Meyerhold. O objetivo é compreender o desenvolvimento artístico estrutural e corporal da cena, visando de forma prática investigar o processo de incorporação da metodologia Meyerholdiana dentro do contexto social e político brasileiro no corpo do ator contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABENSOUR, Gérard. Vsévolod, ou, A invenção da encenação: Perspectiva, 2011 AKHMÁTOVA, Anna. Antologia Poética - Porto Alegre, RS: L & PM, 2018. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais - São Paulo: Editora Hucitec/ Editora da Universidade de Brasília, 1987. BONFITTO, Matteo. O ator compositor: As ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002 BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2.ed. Campinas: Unicamp, 2009 CARDOSO, Reni Chaves. Uma poética em cena: Meierhold, Blóck, Maiakóvski. São Paulo: Perspectiva, 2018. CASTRO, Jhon Weiner de. Espaço teatral: a influência direta em montagens para o teatro de rua. Uma análise a partir dos trabalhos do grupo mambembe. 2015. Dissertação (Programa de pós-graduação em artes) - Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. 2015. CASTILHO, Jacyan. Ritmo e dinâmica no espetáculo teatral. São Paulo: Perspectiva, 2013. DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Antologia poética - São Paulo: Companhia Das Letras, 2012. FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator - São Paulo: Editora UNICAMP, 2012. GUINSBURG, Jacó. Stanislávski, Meierhold & Cia - São Paulo: Perspectiva, 2015 LEACH, Robert. Vsevolod Meyerhold - New York: Cambridge University Press, 1989. LEAL, Francisco. A estética do grotesco como meio para potencializar a expressividade no corpo cênico. 2019. Dissertação (Programa de pós-graduação em artes cênicas) - Departamento de artes cênicas, Universidade de Brasília, Brasília. 2019. MARTINS, M.F. Vsévolod Meyerhold: A revolução do gesto na cena teatral russa no início do século XX. Slovo – Revista de Estudos em Eslavística. p. 146-159, 2018. Disponível em https:// revistas.ufrj.br/index.php/slovo/article/view/16547 MEYERHOLD, Vsévolod. Do Teatro. Tradução de Diego Moschkovich. São Paulo / SP: Iluminuras, 2012. MEYERHOLD, Vsévolod. Teoria teatral. Madrid: Editorial Fundamentos, 2008. MUNIZ, Zilá. O espaço público como espaço cênico - possibilidade de acontecimento e experiência. In Teatralidade e Cidade. CARREIRA, André (org.). Florianopólis: Ed. da UDESC, 2011 (Cadernos do Urdimento; n.1). NOGUEIRA, Carolina Cecília Carvalho. Dramaturgia e teatro de rua: o grotesco, o épico e o lírico nas montagens do Grupo Mambembe. 2015. Dissertação (Programa de pós-graduação em artes) - Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. 2015 OLIVEIRA, Erico José Souza. A Biomecânica Teatral de Meyerhold: busca de uma tradição teatral e seus reflexos nos dias de hoje. Anais do VI Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador, BA, 2010 PICON-VALLIN, Béatrice. Meierhold. Trad. Fátima Saadi, Isa Kopelman, J. Guinsburg e Marcio Honorio de Godoy. São Paulo / SP: Perspectiva, 2013. PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro entre tradição e vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saad. Trad. Fátima Saad, et al. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006. PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios - São Paulo: Perspectiva, 2008. RIPELLINO, Angelo Maria. O truque e a Alma - São Paulo: Perspectiva, 1996. RUDLAN, John. Commedia Dell’ Arte: An actor’s handbook. New York, NY: Taylor & Francis Group, 2003. SHULGAT, Anna. Vsevolod Meyerhold: actor as the texture of theatre. The Stanislavski Centre, Rose Bruford College of Theatre and Performance, Sidcup, Kent, UK, p. 175-184, 2016. Disponível em https://muse.jhu.edu/article/370712 TIHANOV, Galin. A importância do grotesco. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso vol.7 no.2 São Paulo jul./dez.2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-45732012000200011. THAIS, Maria. Na cena do dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V. E. Meierhold: 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2009. WERLANG, Cristiane. A Musicalidade na Dramaturgia de Ator das Vanguardas do século XX ao caso do Teatro O Bando. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Artísticos, especialidade de Estudos Teatrais e Performativos) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Movimento, espaço e musicalidade - de Drummond à poesia mecânica de Meyerhold.pdfArquivo principal.963,85 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.