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Título: Organizações indígenas e as estratégias para a gestão do território: uma análise a partir do Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM).
Autor(es): Almeida, Jean Reis de
Orientador(es): Cruz, Jocilene Gomes da
Palavras-chave: Terra Indígena;Comércio justo;Organização social;Bem-viver;Indigenous Land;Fair trade;Social organization;Well-being
Data do documento: 31-Mar-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, Jean Reis de. Organizações indígenas e as estratégias para a gestão do território: uma análise a partir do Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM). 2021. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, PPGICH). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: No presente estudo refletimos sobre a organização do povo Sateré-Mawé em torno da venda de produtos advindos da biodiversidade da Terra Indígena Andirá-Marau, os quais estão intrinsecamente ligados à cultura do referido povo. Segundo a Fundação Nacional do Índio – FUNAI (2018), o Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM), contempla 450 produtores indígenas cadastrados e 306 adequados para a comercialização do guaraná, sendo responsável pela regulamentação e auxílio das atividades de cultivo, manejo e comercialização da produção, além de financiar a administração autônoma da Terra Indígena. O consórcio é considerado pelas lideranças indígenas como o “braço econômico da nação Sateré-Mawé”, estando articulada e organizada no Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé. A pesquisa teve como objetivo analisar a criação do Consórcio, assim como conhecer os produtos da natureza comercializados pelos indígenas e, ainda, a contextualização do waraná, que tem valor cultural para o referido povo. A metodologia de pesquisa se consistiu por via qualitativa, por sua relevância aos estudos das relações sociais e à pluralização das esferas da vida que possibilita analisar diretamente o indivíduo, o grupo ou uma instituição. Entre os achados da pesquisa evidenciamos um tipo de comercialização com finalidade distinta do modo capitalista de produção, pois conforme os relatos das lideranças Sateré-Mawé, os produtos colocados à venda representam resistência cultural e identitária, sendo uma forma estratégica de colocar no mercado produtos imbuídos de valor cultural que mobilizam ações em torno de políticas de proteção do território, preservação da biodiversidade, gerando uma economia da cultural para o bem-viver dos indígenas.
Abstract: In the present study, we reflected on the organization of the Sateré-Mawé people around the sale of products derived from the biodiversity of the Andirá-Marau Indigenous Land, which are intrinsically linked to the culture of that people. According to the National Indian Foundation - FUNAI (2018), the Consortium of Sateré-Mawé Producers (CPSM), includes 450 registered indigenous producers and 306 suitable for the commercialization of guaraná, being responsible for the regulation and assistance of cultivation, management and commercialization of production, in addition to financing the autonomous administration of the Indigenous Territory. The consortium is considered by the indigenous leaders as the “economic arm of the Sateré-Mawé nation”, being articulated and organized in the General Council of the Sateré-Mawé Tribe. The research had as objective to analyze the creation of the Consortium, as well as to know the products of the nature commercialized by the natives and, still, the contextualization of the warana, that has cultural value for the referred people. The research methodology consisted of a qualitative approach, due to its relevance to the studies of social relations and the pluralization of the spheres of life that makes it possible to directly analyze the individual, the group or an institution. Among the research findings, we highlight a type of commercialization with a purpose different from the capitalist mode of production, because according to the reports of the Sateré-Mawé leaders, the products offered for sale represent cultural and identity resistance, being a strategic way of placing imbued products on the market. of cultural value that mobilize actions around policies to protect the territory, preserve biodiversity, generating a cultural economy for the well-being of the indigenous people.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3957
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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