DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3922
Título: Jogos teatrais como metodologia na formação de leitores de literatura para estudantes do 8° ano do ensino fundamental de uma escola de Maués- AM.
Título(s) alternativo(s): Theater games as a methodology in the formation of literature readers for students of the 8th year of elementary school in a school in Maués-AM
Autor(es): Paz, Bruna Lima
Orientador(es): Nascimento, Dilce Pio
Palavras-chave: Teatro;Metodogia;Literatura;Leitura;Ensino
Data do documento: 2-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho é uma investigação comparativa parcial de caráter teórico-prático, que está interligado entre leitura e práticas de teatro. O intento apresenta-se como metodologia específica opcional, já que a mesma é sugerida pelos PCNs, logo essa modalidade de ensino buscou executar experimentações no contexto educacional, no qual foram realizadas oficinas teatrais, assim como um questionário aberto e fechado para coleta de dados em uma determinada turma do 8º Ano do Ensino fundamental. Em contrapartida houve a aplicação tradicional do mesmo questionário em outra turma do 8º Ano do Ensino Fundamental. Essas duas metodologias foram comparadas e analisadas, buscando-se extrair respostas que mostram a realidade quando se trabalha com a linguagem artística, nesse caso, o teatro. Dessa forma, tem-se uma abordagem de cunho qualitativo que explorou a realidade, a aquisição de conhecimento e potencialidade dos objetos da pesquisa acerca da proposta teatral sugerida. Este estudo fundamenta-se nos seguintes pressupostos teóricos: Demasi e Souza (2011), Spolin (2010), Bajard (1994), Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), Fonseca (2010), Grossi (2008), Carvalho (1989), Freire (2002). Quanto ao resultado desta pesquisa, mostrou-se que as práticas teatrais são viáveis e incentivadoras no contexto de ensino, pois foram realizadas o contato entre leitor-aluno, aluno-obra, aluno-performance, resultando-se em oficinas gratificantes tanto para os alunos, quanto para a pesquisadora e o professor.
Abstract: The present work is a partial comparative investigation of a theoretical-practical nature, which is interconnected between reading and theater practices. The intent is presented as an optional specific methodology, since it is suggested by the PCNs, so this teaching modality sought to carry out experiments in the educational context, in which theatrical workshops were held, as well as an open and closed questionnaire for data collection in a particular 8th grade elementary school class. On the other hand, there was the traditional application of the same questionnaire in another class of the 8th Year of Elementary School. These two methodologies were compared and analyzed, seeking to extract answers that show the reality when working with artistic language, in this case, theater. In this way, there is a qualitative approach that explored the reality, the acquisition of knowledge and the potentiality of the research objects about the suggested theatrical proposal. This study is based on the following theoretical assumptions: Demasi and Souza (2011), Spolin (2010), Bajard (1994), Dalvi, Rezende and Jover-Faleiros (2013), Fonseca (2010), Grossi (2008), Carvalho ( 1989), Freire (2002). As for the result of this research, it was shown that theatrical practices are viable and encouraging in the teaching context, as contact between reader-student, student-work, student-performance was carried out, resulting in rewarding workshops for both students and students. , as well as for the researcher and the teacher.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3922
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.