DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Herlane Martins-
dc.date.available2022-05-11-
dc.date.available2022-05-13T19:40:13Z-
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3921-
dc.description.abstractThis article brings reflections on research carried out on studies related to the Portuguese language and the Brazilian Sign Language, considering that currently within the educational process much has been discussed about the inclusion of deaf students in the educational system of regular education, where the communication of the deaf student with hearing colleagues, teachers and other people who are part of the school still causes many obstacles, as most speak Portuguese and the minority speak Libras. Based on this reality, our general objective is to analyze works that discuss bilingualism in the educational context, considering that for the hearing student the first language is Portuguese and for the deaf student it is Libras. So that we can strengthen our studies the works of Katschan (1986), Grosjean (1994), Pedroso (2010) and others. Still as a methodological course, the research is supported by the dialectical method, which Ghedin (1965) says that in this method “the socio-historical and dialectical character of social reality, bibliographic based on Severino (2007), is incorporated, as we will be analyzing works that comes to present research related to the Portuguese language and Libras in a bilingual way within the inclusive educational context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.titleAnálise das obras sobre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais: o Bilinguismo no contexto educacionalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of works on Portuguese and Brazilian Sign Language: Bilingualism in the educational contextpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T19:40:13Z-
dc.creator.ID008.710.892-54pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo traz reflexões sobre pesquisas realizadas acerca de estudos relacionados à língua Portuguesa e a língua Brasileira de Sinais, considerando que atualmente dentro do processo educacional muito se tem discutido sobre a inclusão de estudantes surdos no sistema educacional de ensino regular, onde a comunicação do estudante surdo com os colegas ouvintes, professores e demais pessoas que fazem parte da escola ainda causa muitos entraves, pois a maioria fala a língua portuguesa e a minoria fala libras. Partindo dessa realidade, temos como objetivo geral analisar obras que discutem o bilinguismo no contexto educacional, sendo que para o estudante ouvinte a primeira língua e ao português e para o estudante surdo e a libras. Para que possamos fortalecer nossos estudos as obras de Katschan (1986), Grosjean (1994), Pedroso (2010) e outros. Ainda como percurso metodológico a pesquisa ampara se no método dialético, o qual Ghedin (1965) diz que nesse método “incorpora-se o caráter sócio-histórico e dialético da realidade social, bibliográfico baseados em Severino(2007), pois estaremos analisando obras que vem apresentar pesquisas relacionadas a língua portuguesa e a libras na forma bilíngue dentro do contexto educacional inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.