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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3915
Título: Textos dissertativo-argumentativos de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Maués AM
Título(s) alternativo(s): Textos dissertativo-argumentativos de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Maués AM
Autor(es): Ferreira, Marlison Paes
Orientador(es): Cardoso, Maria Celeste de Souza
Palavras-chave: Produção Textual;Dissertativo-Argumentativo;Ensino Fundamental;Estudantes
Data do documento: 1-Ago-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar de que forma os textos dissertativo-argumentativos são construídos nas aulas de Língua Portuguesa dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Foi através dos estudos de estruturação e organização de ideias que desenvolvemos nosso caminho teórico-metodológico. A natureza da pesquisa é qualitativa e como método de abordagem fez-se o uso do método dialético, os métodos de procedimento empregados foram: pesquisa-ação e o método comparativo para a compreensão da produção textual dos estudantes. Essa pesquisa foi orientada pelo que trata os PCNs (1997) sobre o tema, bem como os teóricos: Garcia (2010); Koch (1989); Marcuschi (2008); Sena (2011) que nos possibilitaram melhor entendimento acerca do tema pesquisado. Através desta pesquisa podemos compreender como o processo de produção textual pode subsidiar na organização de ideias advindas de temas geradores do contexto sócio-cultural do estudante, visando auxiliar na vida acadêmica e para os desafios da vida em sociedade, uma vez que o processo textual permeia o ato comunicacional por meio da escrita, onde pode se exprimir nossos pensamentos sobre determinados assuntos.
Abstract: The objective of the research was to analyze how the essay-argumentative texts are constructed in the Portuguese Language classes of the students of the 9th year of Elementary School. It was through studies of the structuring and organization of ideas that we developed our theoretical-methodological path. The nature of the research is qualitative and the dialectical method was used as a method of approach, the procedural methods used were: action research and the comparative method to understand the students' textual production. This research was guided by what the PCNs (1997) deal with on the subject, as well as the theorists: Garcia (2010); Koch (1989); Marcuschi (2008); Sena (2011) that enabled us to better understand the researched topic. Through this research we can understand how the textual production process can support the organization of ideas arising from themes that generate the student's socio-cultural context, aiming to assist in academic life and for the challenges of life in society, since the textual process permeates the communicational act through writing, where we can express our thoughts on certain subjects.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3915
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



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