DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3913
Título: Reciclagem no âmbito educacional: uma abordagem ciência - tecnologia-sociedade no 5º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Recycling in the educational scope: a science-technology-society approach in the 5th year of elementary school
Autor(es): Souza, Ray Ely Nobre e
Orientador(es): Costa, Mauro Gomes da
Palavras-chave: Reciclagem;Recycling;Estudos CTS;CTS Studies;Educação Ambiental Crítica;Critical Environmental Education;Conhecimento Científico;Scientific knowledge
Data do documento: 28-Jun-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Ray Ely Nobre e. Reciclagem no âmbito educacional: uma abordagem ciência - tecnologia-sociedade no 5º ano do ensino fundamental. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este estudo tem por objetivo geral compreender se as Ciências da Natureza do 5º ano do Ensino Fundamental abordam conteúdos sobre a reciclagem, articulados à abordagem CTS e ao desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021, tendo como sujeito participante um professor do 5º ano de uma escola da rede estadual de Manaus. A dissertação está dividida em três etapas: a construção de bases teóricas e epistemológicas para auxiliar a compreensão e abordagem do tema reciclagem; a análise das abordagens de Educação Ambiental para compreender as concepções do tema reciclagem que são apresentadas nos documentos educacionais brasileiros e; a identificação das visões sobre reciclagem de um professor do 5º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica sustentou-se, principalmente, nos textos de Capra (2006), Latour (2019), Viola (1986), Bourdieu (1983, 1997, 2003, 2004, 2009, 2013), Bazzo (2003), Foucault (1979, 1997, 2002, 2010) e por pesquisadores que abordam sob a perspectiva de uma Educação Ambiental Crítica, entre eles Gadotti (2008), Leff (2006), Lima (2009). O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, tem como método a dialética para compreensão do objeto de estudo em sua totalidade, utilizando como técnicas de coletas de dados o estudo documental e a entrevista semiestruturada. E, através da Análise do Discurso, considerou-se que os discursos são construídos na exterioridade, o qual possui uma fala e um lugar que o antecede. Constatou-se que a reciclagem de forma isolada não trará impacto positivo para os alunos, tampouco para suas vivências. É preciso ir além da informação, incentivando práticas sustentáveis e isso será possível por meio da relação com a CTS, a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. Palavras-chave: Reciclagem. Estudos CTS. Educação Ambiental Crítica. Conhecimento Científico
Abstract: This study has as general objective to understand if the Natural Sciences of the 5th year of Elementary School address contents about recycling, articulated with the STS approach and sustainable development. The research was carried out during the second semester of 2020 and the first semester of 2021, with a 5th grade teacher from a Manaus state school as the participating subject. The dissertation is divided into three stages: the construction of theoretical and epistemological bases to help understand and approach the recycling theme; the analysis of Environmental Education approaches to understand the conceptions of the recycling theme that are presented in Brazilian educational documents and; the identification of views on recycling of a 5th grade elementary school teacher. The theoretical foundation was supported, mainly, in the texts of Capra (2006), Latour (2019), Viola (1986), Bourdieu (1983, 1997, 2003, 2004, 2009, 2013), Bazzo (2003), Foucault (1979, 1997, 2002, 2010) and by researchers who approach from the perspective of a Critical Environmental Education, among them Gadotti (2008), Leff (2006), Lima (2009). The methodological approach, with a qualitative approach, uses dialectics as a method for understanding the object of study in its entirety, using documental studies and semi-structured interviews as data collection techniques. Through Discourse Analysis, understanding that discourses are built on the outside, which has a speech and a place that precedes it. It was found that recycling in isolation will not have an impact on students, nor on their experiences. It is necessary to go beyond information, encouraging good practices and this will be possible through the relationship with CTS, Environmental Education and Sustainable Development. Keywords: Recycling. CTS Studies. Critical Environmental Education. Scientific knowledge
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3913
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.