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dc.contributor.authorAlves, Beatriz da Silva-
dc.date.available2022-05-12T20:30:15Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationALVES, Beatriz da Silva. A geometria plana na arquitetura dos patrimônios históricos de Manaus: uma experiência no 7º ano da educação básica no ensino não presencial . 2021. 93 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3911-
dc.description.abstractThis research presents the final result on the study of Geometry in the architecture of the historical heritage of Manaus. The Van Hiele Theory describes a model for the development of geometric thinking, in a sequence of levels of understanding and stages of learning. In front of the that is addressed in this research, the problem can be described by the following question - guideline: How does the heritage architecture approach history of Manaus in the non-presential teaching of the 7th year of basic education can contribute to significant learning about the geometry of figures flat?. The objective of this research is to analyze the contributions and limitations of a proposal for teaching and learning of plane geometry from the architecture of the historical heritage of Manaus. The methodological option qualitative research was used, as the qualitative approach requires a broad study of the research object, and the research subjects were 5 students of 1 class and they have the age group of 12 to 15 years. The activities elaborated were not in person and all through Google forms, establishing Geometry relationships in the architecture of historical heritage. To the contribution that the project had for the students, for example, was the relationship of the verification of the answers to the questionnaires where there was a perception of Geometry in the historical heritage of past activities by google forms and answered in google forms, both the evaluation questionnaire and activities, and it was observed that students understood the meaning of Geometry in historical heritage. In light of the research, there were some limitations such as: lack of communication with only one or two students at most, as not all students did the activities or attended class; cell phone access depends on those responsible; not know if the views made of the video lesson was really by the student or guardian, and the lack of internet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectPlane geometrypt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.titleA geometria plana na arquitetura dos patrimônios históricos de Manaus: uma experiência no 7º ano da educação básica no ensino não presencialpt_BR
dc.title.alternativePlane geometry in the architecture of the historical heritage of Manaus: an experience in the 7th year of basic education in non-presential teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T20:30:15Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o resultado final sobre o estudo da Geometria na arquitetura dos patrimônios históricos de Manaus. A Teoria de Van Hiele descreve um modelo para o desenvolvimento do pensamento geométrico, em uma sequência de níveis de compreensão e fases de aprendizagem. Diante do que for abordado nesta pesquisa, o problema pode ser descrito pela seguinte pergunta - diretriz: Como a abordagem da arquitetura dos patrimônios históricos de Manaus no ensino não presencial do 7° ano da educação básica pode contribuir para a aprendizagem significativa sobre a Geometria de figuras planas?. O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições e limitações de uma proposta de ensino e aprendizagem de geometria plana a partir da arquitetura dos patrimônios históricos de Manaus. A opção metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, pois a abordagem qualitativa exige um estudo amplo do objeto de pesquisa, e os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos de 1 turma e eles tem a faixa etária de 12 a 15 anos. As atividades elaboradas foram de forma não presencial e tudo através do Google forms, estabelecendo relações da Geometria na arquitetura dos patrimônios históricos. Para a contribuição que o projeto teve para os alunos, por exemplo, foi a relação da verificação das respostas dos questionários onde houve a percepção da Geometria nos patrimônios históricos das atividades passadas pelo google forms e respondidas no google forms, tanto o questionário de avaliação quanto as atividades, e foi observado que os alunos entenderam o significado da Geometria nos patrimônios históricos. Diante da pesquisa, houve algumas limitações como: a falta de comunicação feita com apenas um ou dois alunos no máximo, pois nem todos os alunos fizeram as atividades e nem assistiram a aula; o acesso ao celular depender dos responsáveis; não saber se as visualizações feitas da videoaula foi realmente pelo aluno ou responsável, e a falta de internet.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino remotopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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