DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Eliney Corrêa de Souza-
dc.date.available2019-05-04-
dc.date.available2022-05-12T19:21:15Z-
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3909-
dc.description.abstractThis article discusses the pedagogical practice of textual production in the classroom, specifically in two classes of the 6th year of Elementary School II, in a municipal school in Maués. The purpose of this research arose from the practice of supervised internship I, carried out at Escola Estadual Professora Santina Felizola, and later confirmed in the observation phase for this article at the municipal school Francisco Canindé Cavalcante. Using theorists such as Soares(2011), Vygotsky(1989), Demo(2009), Martins(2006), Chomsky(1965), Beaugrande(1997), Fávero(2008), Coutinho(2004), Wazlawik(2014), Kleiman( 2008), Mainguenau(2005), Freire(1989), PCNs(1997), PCNs(2001), Senna(2000), Gaskell(2002), Althusser(1987), a contribution to efficient and structured discussion on the practice of textual productions. The discussions in this article confirm that teaching content related to the discipline of Portuguese, and substantiating textual productions in the classroom is not an easy task, as it is not just about transmitting knowledge and content from the teacher to the student, but, in general, to enable the student to go through the acquisition process and, at each school term, to master the language and structure required by the school assessment processes. The data collected in the activities applied in the classroom allowed subsidies that support the conclusion of this article. From the above, it is then necessary that there is a more committed work, on the part of the school community involved, regarding the writing practice of the students, because it is only from this written practice that the individual acquires a baggage of knowledge that It will broaden your world view. Thus, we will have texts produced with more content, clarity and criticality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProduções Textuaispt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleProdução textual como prática pedagógica em duas turmas de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Maués AMpt_BR
dc.title.alternativeTextual production as a pedagogical practice in two classes of the 6th year of elementary school in a public school in the municipality of Maués AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T19:21:15Z-
dc.creator.ID988.242.282-91pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.description.resumoEste artigo vem discutir a prática pedagógica de produção textual em sala de aula, especificamente em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, em escola municipal de Maués. O intento desta pesquisa surgiu da prática de estágio supervisionado I, realizado na Escola Estadual Professora Santina Felizola, e posteriormente confirmada na fase de observação para este artigo na escola municipal Francisco Canindé Cavalcante. Utilizando teóricos como Soares(2011), Vygotsky(1989), Demo(2009), Martins(2006), Chomsky(1965), Beaugrande(1997), Fávero(2008), Coutinho(2004), Wazlawik(2014), Kleiman(2008), Mainguenau(2005), Freire(1989), PCNs(1997), PCNs(2001), Senna(2000), Gaskell(2002), Althusser(1987), constrói-se assim aporte para discussão eficiente e estruturada sobre a prática de produções textuais. As discussões deste artigo nos confirmam que ensinar conteúdos referentes à disciplina de Língua Portuguesa, e fundamentar as produções textuais em sala de aula não são tarefa fácil, pois não se trata apenas de transmitir conhecimentos e conteúdos do professor para o aluno, mas, no geral possibilitar que o educando perpasse pelo processo de aquisição e que, a cada período letivo, domine a linguagem e a estrutura exigida pelos processos de avaliações escolares. Os dados coletados nas atividades aplicadas em sala de aula permitiram subsídios que embasam a conclusão deste artigo. A partir do exposto, faz-se então necessário que haja um trabalho mais comprometido, por parte da comunidade escolar envolvida, no que tange a prática da escrita dos alunos, pois só a partir desta prática escrita que o indivíduo adquire uma bagagem de conhecimento que ampliará sua visão de mundo. Assim, teremos textos produzidos com mais conteúdo, clareza e criticidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.