DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Sâmea Gondim-
dc.date.available2022-05-04-
dc.date.available2022-05-12T18:53:29Z-
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3906-
dc.description.abstractThe present research aims to explore and know the vocabulary used by adolescents in the school environment. The discussion was based on studies on sociolinguistics, variations and slang itself. The research is of a bibliographic nature, with a qualitative and exploratory approach, in order to propose a theoretical-methodological analysis based on the studies carried out during this research, about the use of slang in the school environment. In this way, a public school was chosen to carry out the research, in order to collect the slang spoken by the students and thus make a data collection to know what they are and their respective meanings for a better perception and understanding of their context of speech and use. The results obtained in this research were nothing more than a better perception of the teenagers' vocabulary, which is very rich and they are used in various contexts, in different ways, expressions that are loaded with multiple meanings, taking into account their speakers and the situational context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGíriaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleO uso das gírias como linguagem informal dos alunos da Escola Estadual São Pedropt_BR
dc.title.alternativeThe use of slang as an informal language by the students of São Pedro State Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T18:53:29Z-
dc.creator.ID027.861.852-97pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Franklin Roosevelt M. de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Franklin Rosevelt M. de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa explorar e conhecer o vocabulário utilizado pelos adolescentes no âmbito escolar. A discussão foi fundamentada em cima de estudos sobre a sociolinguistica, as variações e as gírias em si. A pesquisa de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa e exploratoria, a fim de propor uma ánalise teórica-metodologica baseada nos estudos feitos no decorrer desta pesquisa, acerca do uso das gírias no ambiente escolar. Dessa forma, escolheu-se uma escola de Rede Pública para a realizar a pesquisa, a fim de coletar as gírias faladas pelos alunos e assim fazer um levantamento de dados para saber quais são e os seus respectivos significados para uma melhor percepção e entendimento do seu contexto de fala e uso. Os resultados obtidos nesta pesquisa, nada mais foram do que uma melhor percepção do vocabulário dos adolescentes, a qual é riquissímo e são usadas em vários contextos, de formas diferentes, expressões que são carregadas de multiplos significados, levando em consideração os seus falantes e o contexto situacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso das gírias como linguagem informal dos alunos da Escola Estadual São Pedro.pdf328,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.