DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGama, Joicimar Leão-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-04T19:40:37Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3900-
dc.description.abstractThe methodology worked on reading and textual production in the classroom reflects positively or negatively in the student learning process. When the student is not well-oriented in reading, they are likely to experience difficulties in reading and writing. This article is a case study and the contribution of a teacher of Portuguese Language - LP in a public school in the city of Maués/AM. The objective was to investigate deficits and challenges in the process of reading and textual production of students of the 9th grade of Elementary School, afternoon shift, at São Pedro State School in Maués / AM. The research theme arose during periods of Supervised Internship, when we noticed that students in the final series had difficulty reading and producing text. The bibliographical survey on scientific productions is based on authors such as: Dolz; Gagnon; Decândio (2010), Gomes (2012) and Almeida (2017). The case study with qualitative analysis was used as methodology. As a collection technique the questionnaire and intensive direct observation. The results of the bibliographic research indicate that the school still lives with obstacles to the implementation of reading and textual production on a more significant scale. It is concluded that an effective, reflexive and contextualized reading are the first for an efficient and assertive textual production. It is concluded that the student-teacher interaction will reduce knowledge and discouragement, the most frequent textual structures and the use of new teaching-learning strategies aiming at understanding, interpretation and production, the realities that await us as we enter the labor market .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectDesafios Cognitivospt_BR
dc.titleIdentificação de déficits na leitura e produção textual em uma escola da rede pública no município de Maués-AM: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeIdentification of deficits in reading and textual production in a public school in the municipality of Maués-AM: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T19:40:37Z-
dc.creator.ID87713691200pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Luis Alberto Mendes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luis Alberto Mendes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.description.resumoA metodologia trabalhada com a leitura e a produção textual, em sala de aula, reflete de maneira positiva ou negativa no processo de aprendizado de estudantes. Quando o aluno não é bem orientado na leitura, provavelmente apresentará dificuldades na interpretação e produção escrita. Este artigo é um estudo de caso e a contribuição de um professor de Língua Portuguesa – LP em uma escola pública na cidade de Maués/AM. Teve-se como objetivo investigar déficits e desafios no processo de leitura e produção textual de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, turno vespertino, na Escola Estadual São Pedro, em Maués/AM. A temática de pesquisa surgiu durante os períodos de Estágio Supervisionado, quando notamos que alunos das séries finais tinham dificuldade de leitura e de produção textual. O levantamento bibliográfico a respeito de produções científicas tem base em autores como: Dolz; Gagnon; Decândio (2010), Gomes (2012), Almeida (2017) e outros. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso com análise qualitativa. Como técnica de coleta o questionário e observação direta intensiva. Os resultados da pesquisa bibliográfica indicam que a escola ainda convive com obstáculos à implementação de leitura e produção textual em uma escala mais significativa. Assim sendo, uma leitura eficaz, reflexiva e contextualizada são fundamentais para a produção textual eficiente e assertiva. Pois, a interação aluno-professor, permitirá reduzir desconhecimentos e desestímulos, das estruturas textuais mais frequentes e o uso de novas estratégias de ensino-aprendizagem visando a compreensão, interpretação e produção, realidades essas que nos aguardam ao adentramos o mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.